PIS/PASEP surpreende a todos e vai ser pago para 4 grupos neste mês de abril

Milhões de brasileiros fazem parte do grupo de cidadãos que recebem benefícios do governo federal. Um deles é o abono salarial PIS/PASEP, conhecido por fazer pagamentos de até um salário mínimo para as pessoas que trabalham com a carteira assinada. Veja agora como será o pagamento do mês de abril.

Neoenergia está com vagas abertas para jovem aprendiz
PIS/PASEP surpreende a todos e vai ser pago para 4 grupos neste mês de abril (Imagem: FDR)

O Programa Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) foram criados pensando nas pessoas que trabalham em regime CLT; ou seja, exercem a profissão com a sua carteira de trabalho assinada. O intuito do PIS/PASEP é garantir um colchão financeiro para casos extremos.

Desta forma, surge mais uma vantagem para os trabalhadores que possuem a sua carteira assinada. Isso porque além deste benefício, poderíamos citar alguns outros como férias remuneradas, seguro-desemprego, licença-maternidade e o conhecido Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Todos esses citados acima são de extrema importância para o trabalhador. A grande diferença entre o PIS e o PASEP é a instituição financeira que faz a remuneração dos beneficiários. No caso do PIS, o pagamento é realizado pela Caixa Econômica Federal, enquanto o PASEP é feito pelo Banco do Brasil.

Ou seja, os dois bancos estatais cuidam desta demanda, que hoje chega a um número próximo à 23 milhões de pessoas. A grande maioria dessas pessoas está incluído na categoria do PIS, pois o PASEP, como seu próprio nome diz, foi idealizado e criado para atender a demanda dos servidores públicos.

Requisitos para adesão ao PIS/PASEP

Para fazer parte do grupo de trabalhadores que tem direito ao PIS/PASEP, é preciso se atentar aos requisitos que precisam ser verificados antes de solicitar a adesão. Segue abaixo os pontos de atenção que você precisa ficar atento(a) no momento de solicitar o benefício.

  • É necessário já estar registrado no PIS/PASEP há, no mínimo, 5 anos;
  • Receber uma média de até dois salários mínimos;
  • Exercer a profissão por no mínimo 30 dias no ano revisado pelo PIS/PASEP;
  • A inscrição no e-Social ou na RAIS é necessária;
  • Não ser empregado doméstico;
  • Ser registrado por uma pessoa jurídica e não física.

Em abril, quem vai receber o benefício?

Segue a lista de pagamentos para quatro grupos que receberão o benefício neste mês de abril. Acompanhe:

  • Nascidos no mês de maio: a partir do dia 17 de abril (PIS);
  • Nascidos no mês de junho: a partir do dia 17 de abril (PIS);
  • Número de inscrição com o final 2: a partir do dia 17 de abril (Pasep);
  • Número de inscrição com o final 3: a partir do dia 17 de abril (Pasep).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].