Restituição do Imposto de Renda: siga esses passos para consultar pelo celular

Uma das declarações mais importantes do ano, para aqueles que recebem mais de dois salários mínimos mensais, é o Imposto de Renda. Ele precisa ser declarado anualmente pelos cidadãos para evitar problemas com a justiça. Porém, alguns contribuintes conseguem receber a restituição. Acompanhe como.

Trabalhador de R$ 1,5 salário pode se surpreender com taxação no Imposto de Renda
Restituição do Imposto de Renda: siga esses passos para consultar pelo celular (Imagem: FDR)

O Imposto de Renda serve como uma forma da Receita Federal fiscalizar, analisar e julgar os gastos com os quais você teve ao longo do ano e decidir se o valor pago em impostos nos itens e serviços que você e sua família consumiram foi o suficiente para não ter que pagar um valor extra à Receita Federal.

Em alguns casos, ocorre a chamada restituição. A restituição funciona de uma forma em que o cidadão faz a sua declaração, aguarda a análise da Receita e, após avaliação, é constatado que o cidadão já fez os pagamentos necessários referentes à impostos, e inclusive pagou mais do que deveria.

Nessas situações, o contribuinte receberá a restituição, que é o valor referente ao excessivo pago em serviços, itens e outras situações declaradas. É de extrema importância que, após a declaração, o cidadão fique atento aos sites e aplicativos oficiais da Receita Federal, buscando um retorno ou confirmação das taxas.

Imposto de Renda 2023: como obter informações sobre a restituição?

De início, é essencial que você tenha acesso ao aplicativo oficial da Receita Federal, no qual aborda fundamentalmente sobre o Imposto de Renda. No aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível na Play Store e na App Store, você acompanha o andamento da sua declaração, além de outras notícias do assunto.

Lá, você também pode ficar atento às pendências que poderão ser encontradas, além, claro, da informação se você vai ou não receber uma restituição de volta. Para localizar em seu aplicativo, vamos te passar alguns passos para que você não fique perdido(a) quando baixar o aplicativo em seu celular.

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.
Sair da versão mobile