Imposto de Renda 2023 tem prazo LIMITE para pagamento e restituição pode atrasar

O prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda já começou a restituição será paga em cinco lotes estabelecidos pela Receita Federal. No entanto, o pagamento da restituição pode acabar atrasando. Saiba o que fazer neste caso.

Imposto de Renda 2023 tem prazo LIMITE para pagamento e restituição pode atrasar (Imagem: FDR)
Imposto de Renda 2023 tem prazo LIMITE para pagamento e restituição pode atrasar (Imagem: FDR)

Aqui você saberá o que fazer caso não receba sua restituição do IR no tempo certo. Confira os detalhes:

Restituição atrasada! O que fazer?

O pagamento é realizado pela Receita Federal através do Banco do Brasil. Os valores são transferidos ao BB, que faz os depósitos nas contas bancárias informadas pelos contribuintes. O contribuinte que não recebe pode buscar o dinheiro pessoalmente e tem quem receba ou não resgate.

A restituição foi liberada mas não depositada 

Neste caso, é preciso contatar o BB por algum canal de atendimento ou presencialmente para pedir o reagendamento do pagamento. A orientação é esperar um dia útil desde a data do pagamento do lote em que sua restituição foi incluída, uma vez que os valores podem ser creditados logo depois.

É dado um prazo de até um ano para que o contribuinte resgate a restituição. Caso você esqueça de resgatar o valor, é preciso preencher um “pedido de pagamento de restituição”, através do site da Receita Federal.

Minha restituição não foi liberada

Por fim, normalmente neste caso, o problema está ligado a inconsistência nos dados apresentadas no IR ou em erros na informação da conta bancária. Nesta situação, o contribuinte deve corrigir essas informações junto a Receita.

Restituição em 2023

Neste ano foi criada uma nova faixa de prioridade justamente para quem optou por receber a restituição pelo PIX.

A prioridade máxima segue sendo dos seguintes grupos:

  • Idosos com mais de 80 anos;
  • idosos entre 60 e 79 anos;
  • contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  • contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério

Desta forma, quem optou por alguma das opções citadas acima, recebe sua restituição logo depois dos grupos prioritários.

Calendário da Restituição do IR 2023

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 31 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 29 de setembro

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.