Minha Casa Minha Vida: listamos TUDO que você precisa saber antes de financiar sua casa

Pontos-chave
  • O Minha Casa Minha Vida chega com o propósito de destinar até 50% das unidades habitacionais compatíveis ao financiamento ou subsídio à Faixa 1 do programa;
  • A entrega de 2,7 mil unidades habitacionais será realizada simultaneamente em nove municípios situados em seis estados;
  • O Minha Casa Minha Vida também incluirá opções para locação social, aquisição de imóveis usados em áreas urbanas, e soluções habitacionais para famílias em situação de rua.

O programa habitacional Minha Casa Minha Vida possibilita que cidadãos de baixa renda financiem imóveis a condições especiais. A iniciativa foi temporariamente substituída nos últimos anos, mas retornou oficialmente à ativa neste mês de março e já aceita inscrições. 

Minha Casa Minha Vida: listamos TUDO que você precisa saber antes de financiar sua casa
Minha Casa Minha Vida: listamos TUDO que você precisa saber antes de financiar sua casa.
(Imagem: FDR)

No entanto, o novo Minha Casa Minha Vida passou por algumas mudanças. Outras ainda devem ser avaliadas pelo Congresso Nacional nos próximos meses. Por ora, ainda falta definir alguns detalhes como o valor máximo do financiamento das residências e regras para a compra de imóveis usados

As mudanças podem ajudar mais pessoas a conseguir a casa própria. É o caso de quem pretende adquirir um imóvel usado, por exemplo. Já o aumento no valor do financiamento pode atrair possíveis compradores.

Na atual versão, o Minha Casa Minha Vida chega com o propósito de destinar até 50% das unidades habitacionais compatíveis ao financiamento ou subsídio à Faixa 1 do programa. Este grupo é formado por famílias cuja renda bruta mensal chega a R$ 2,6 mil, tendo direito a subsídios que variam entre 85% a 95%.

O Minha Casa Minha Vida também incluirá opções para locação social, aquisição de imóveis usados em áreas urbanas, e soluções habitacionais para famílias em situação de rua.

A entrega de 2,7 mil unidades habitacionais será realizada simultaneamente em nove municípios situados em seis estados. O valor total dos investimentos alcançará R$ 206,9 milhões.

GOVERNO ENTREGA MILHARES DE CASAS DO MINHA CASA, MINHA VIDA: VEJA COMO PARTICIPAR!

Como se inscrever no Minha Casa Minha Vida 2023?

O pedido de inscrição para concorrer a um imóvel pelo Minha Casa, Minha Vida segue diferentes passos a depender da faixa de renda em que a família está inserida.

Para famílias da Faixa 1, o passo a passo é o seguinte:

Segundo a Caixa Econômica Federal, a validação dos dados das famílias inseridas na Faixa 1 passa por alguns critérios:

Para as famílias inseridas na Faixa 2 e na Faixa 3, o passo a passo para a inscrição para concorrer a um imóvel por meio do Minha Casa, Minha Vida é outro:

Para a validação do financiamento pela Caixa, o beneficiário precisa apresentar:

YouTube video player
Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile