Lula anuncia mudanças na merenda escolar gerando euforia entre crianças e pais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pretende realizar mudanças na merenda escolar. Um anúncio sobre o assunto deve ser formalizado na próxima semana, envolvendo o aumento no repasse federal voltado ao pagamento dos lanches em escolas públicas. 

Lula anuncia mudanças na merenda escolar gerando euforia entre crianças e pais
Lula anuncia mudanças na merenda escolar gerando euforia entre crianças e pais. (Imagem: FDR)

Conforme apurado, os valores da merenda escolar não passam por uma correção há cinco anos. Em 2022, o ex-presidente, Jair Bolsonaro, vetou a possibilidade de reajuste mediante a justificativa de que a medida iria contra os interesses públicos.

Na época, Bolsonaro também alegou que o aumento nos repasses da merenda escolar iria bloquear parte significativa do orçamento, retirando do Governo Federal, a flexibilidade necessária para movimentar os recursos em cofre. Hoje, a União faz os seguintes repasses aos estados e municípios:

De acordo com o projeto de diretrizes orçamentárias para 2023, o Congresso Nacional já havia previsto a possibilidade de reajuste nos valores da merenda escolar. O fator aplicado nesta correção será a inflação de 2017, ano em que houve o último aumento até então. Contudo, Bolsonaro vetou este dispositivo

A inflação acumulada durante este período mediante o cálculo do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi de, aproximadamente, 35%. Em janeiro deste ano, o ministro da Educação, Camilo Santana, adiantou que o Governo Federal já estuda promover reajustes que seriam repassados aos estados e aos municípios em virtude da compra da merenda escolar. 

Lula amplia ações educacionais além da merenda escolar

O ano letivo da rede pública começou no mês de fevereiro, logo, a mudança na merenda escolar deve ser implementada no decorrer dos próximos meses. Durante este período, Lula também deve assinar uma Medida Provisória (MP) envolvendo o Programa de Aquisição de Alimentos (PPA). O objetivo desta medida é promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. 

A princípio, a MP já deveria ter sido assinada no início desta semana, mas foi adiada para a próxima semana, em data a ser confirmada. Também está previsto para a próxima semana o desfecho sobre o Desenrola, programa prometido por Lula durante a campanha para renegociar dívidas da população.

A expectativa é que o chefe de Estado se reúna com a equipe econômica no início da semana para buscar os últimos acertos políticos antes do anúncio da medida, que pode acontecer na próxima semana.

YouTube video player
Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile