A Americanas, que enfrenta uma situação preocupante e precisou entrar em recuperação judicial, anunciou recentemente o nome de seu novo CEO. O cargo agora é ocupado por Leonardo Coelho, que veio do escritório Alvarez & Marsal e foi escolhido pela empresa atuar em sua reestruturação financeira.
O profissional trabalhava como sócio do Alvarez & Marsal desde 2011 na área de reestruturação, atuando em empresas do varejo, agronegócio, construção e energia.
Ele também teve uma passagem relevante na operação brasileira da Siemens, onde atuou como CFO entre 2005 e 2008. Escolhido pelo conselho de administração, o mandato do executivo começou no último dia 15.
“O Sr. Leonardo Coelho Pereira é um executivo com sólidas e bem-sucedidas experiências em empresas do setor de varejo, assim como em ambiente de consultoria de reestruturação, tendo exercido posições de liderança em empresas dominantes em seus segmentos”, afirmou a varejista, em fato relevante.
A chegada do profissional aconteceu um dia antes de uma reunião da empresa com seus bancos credores. Os encontros foram promovidos pela Rothschild & Co, contratada “especificamente para mediar as negociações com credores financeiros”, disse a Americanas.
Diante da aprovação de Leonardo Coelho perante ao conselho de administração da Americanas, o ex-CEO João Guerra retorna a empresa para atuar como diretor de Recursos Humanos.
A chegada de Leonardo para o cargo de CEO da Americanas marca a terceira escolha para a posição em um período de pouco mais de um mês. O escolhido para comandar a empresa neste an foi Sergio Rial, executivo que liderou o banco Santander e a Marfrig antes de assumir à Americanas. Rial veio para substituir Miguel Gutierrez, que dirigiu a Americanas por cerca de duas décadas.
Ainda no fato relevante publicado recentemente, a varejista informou que a conselheira Vanessa Claro Lopes renunciou ao cargo de integrante do comitê independente que apura o escândalo contábil na companhia. Ela alegou problemas de agenda profissional.
Para esta posição, entra Luiz Pizarro Manso, conselheiro que já atuou pelos boards de Fibria, Latam, Grupo Abril e Hypera. Manso é formado em engenharia mecânica pela PUC-Rio e pós-graduado em Finanças pelo Ibmec.