Conseguir se aposentar de forma tranquila após anos de trabalho duro é o sonho de grande parte dos brasileiros. Através de um planejamento é possível atingir este desejo de aposentadoria e ter qualidade de vida na terceira idade. Uma das formas de conquistar uma boa aposentadoria é através do RendA+, novo produto do Tesouro Direto. Conheça mais sobre.
RendA+
O RendA+ é o novo produto do Tesouro Nacional e foi concebido para ajudar no planejamento do futuro e na preparação da aposentadoria dos trabalhadores. Através dele, é possível ter uma renda extra de aposentadoria todos os meses, assegurando ganhos acima da inflação para seu investimento.
A novidade que foi criada pelo Tesouro Nacional juntamente com a Previdência e com a B3, teve início a partir da pesquisa do economista prof. Dr. Robert C. Merton (vencedor do prêmio Nobel de Economia de 1997) e do prof. Arun Muralidhar.
Como recebo o dinheiro investido
O trabalhador investe na acumulação de títulos ao longo de seu tempo de trabalho. Quando ele se aposentar, começará a receber valores todos os meses durante 20 anos.
Estes pagamentos mensais ao longo de 20 anos, ou 240 parcelas, garante que os investidores irão receber todos os recursos aplicados até o último pagamento. Fora isso, ao longo do período de acumulação, o investidor conseguirá fazer várias aplicações, permitindo um planejamento.
A cada investimento, o aposentado vai adquirindo títulos do RendA+, que serão pagos mensalmente a partir da data escolhida. Quanto maior o número de títulos o investidor compra, mais alta será a renda na aposentadoria.
Entenda o investimento na prática
A novidade prevê duas “etapas”: uma de acumulação e outra de recebimento de renda.
O valor investido sempre voltará para o investidor em 240 prestações mensais que amortizam todo o fluxo investido ao longo da fase de acumulação.
Desta forma, caso, por exemplo, a data estipulada pelo investidor para sua aposentadoria for 2060, ele deve comprar títulos Tesouro RendA+ com esse prazo de vencimento.
Chegando o vencimento do título, o investidor começa a receber uma renda mensal até 2080.
Os investidores poderão optar por oito prazos de vencimento diferentes , com intervalos de cinco anos entre eles, de 2030 a 2065.
Vantagens do Tesouro RendA+
Mesmo que não exista uma ligação formal entre as coisas, este título é interessante especialmente para quem já contribui com o INSS e que desejam aumentar o valor dos seus benefícios futuros.