Novo vale-gás: veja as regras, valor e como receber o benefício

Pontos-chave
  • O pagamento do vale-gás começa em 13 de fevereiro;
  • O pagamento do benefício foi ajustado e conta com uma nova quantia;
  • Quem desejar pode consultar se foi aprovado para receber o benefício.

Em poucos dias pelo menos 5,6 milhões de famílias brasileiras terão acesso ao pagamento do novo vale-gás. O benefício que foi criado no governo de Jair Bolsonaro (PL) foi confirmado pela gestão de Luís Inácio Lula da Silva (PT). A lei que deu origem a esse auxílio garantiu que ele fosse depositado por pelo menos 30 parcelas, o que vai totalizar cinco anos de pagamento.

Novo vale-gás: veja as regras, valor e como receber o benefício
Novo vale-gás: veja as regras, valor e como receber o benefício (Imagem: FDR)

O novo vale-gás vai oficialmente ser lançado no governo Lula nesse mês de fevereiro, a partir do dia 13. A grande novidade anunciada para o programa é o valor que passa a ser de 100% da média nacional do botijão de gás de cozinha de 13 kg, medida pelo ANP (Agência Nacional do Petróleo). No texto original da lei de criação do auxílio a quantia deveria ser de 50% dessa média.

Na prática, continua a ser repassada a mesma quantia que foi depositada em agosto, outubro e dezembro de 2022. Nesses meses o governo federal havia conseguido uma verba extra que permitiu pagar 100% da média nacional do produto. O que o atual governo fez foi liberar o benefício contando com essa mesma referência de valor.

Ainda não é possível saber quanto o novo vale-gás vai pagar, porque é necessário aguardar a divulgação da pesquisa feita pela ANP. O cronograma de pagamentos permanece igual ao do programa de transferência de renda do país, passando do Auxílio Brasil para o Bolsa Família.

NOVO VALE-GÁS É ANUNCIADO PELO GOVERNO: VEJA AS REGRAS, VALOR E COMO SE INSCREVER PARA RECEBER

Quem vai receber o novo vale-gás?

O ministério do Desenvolvimento Social não deve mudar as regras que determinam quem vai receber o novo vale-gás. Devendo beneficiar aqueles que estão no Cadastro Único, permitindo que recebedores do BPC (Benefício de Prestação Continuada) e do Auxílio Brasil, tenham acesso a quantia.

Isso não significa que ter acesso a um desses programas permite receber automaticamente o vale-gás. Para se ter uma ideia, enquanto em dezembro o Auxílio Brasil beneficiou 21,6 milhões de famílias, o auxílio gás pagou 5,6 milhões.

Para ser selecionado, conforme há disposição de orçamento, será preciso ser:

Valor liberado no novo vale-gás

A novidade trazida para esse ano é o valor liberado no novo vale-gás. Como foi mencionado, a partir de agora será repassada a quantia igual a 100% do valor da média nacional do botijão de 13 kg. Acredita-se que essa quantia deve ficar em:

A quantia é paga bimestralmente, ou seja, depois do crédito depositado em fevereiro o próximo será de abril. O valor não é fixo, logo a cada bimestre esse resultado pode ser diferente.

O QUE É PERGUNTADO NO CRAS DURANTE A ENTREVISTA DE INSCRIÇÃO DO CADASTRO ÚNICO (CADÚNICO)

Como saber se foi selecionado no vale-gás

O Auxílio Brasil vai passar por um pente-fino, buscando evitar que famílias recebam a quantia de maneira fraudulenta. Embora o novo vale-gás não seja o alvo dessa revisão, serão as informações repassadas no Cadastro Único os dados a serem observados. Logo, pode acontecer da exclusão do auxílio respingar no vale-gás.

A recomendação é de que as famílias mantenham seus dados atualizados no Cadastro Único, e respeitem os limites de renda estabelecidos para o programa. Para consultar se continua dentro do prazo e se receberá a quantia basta:

Calendário de pagamentos do novo vale-gás

Acompanhando o programa de transferência de renda, o calendário de pagamentos do novo vale-gás fará a liberação nos dez últimos dias úteis do mês. Seguindo essa ordem com base no número final do NIS (Número de Identificação Social).

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile