Bolsa Família de fevereiro tem inscrições ABERTAS e pode ser feita ONLINE

O Bolsa Família de fevereiro já tem o calendário definido. Os depósitos que normalmente são efetuados nos últimos dez dias úteis de cada mês, foram antecipados devido ao feriado do Carnaval. Os interessados já podem realizar as inscrições online.

Bolsa Família de fevereiro tem inscrições ABERTAS e pode ser feita ONLINE
Bolsa Família de fevereiro tem inscrições ABERTAS e pode ser feita ONLINE. (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Desta forma, entre os dias 13 e 28 de fevereiro, a Caixa Econômica Federal (CEF) realizará os depósitos do Bolsa Família diretamente na conta poupança social digital.

Na plataforma, o benefício fixo de R$ 600 pode ser usado para pagar boletos com a leitura do código de barras, fazer pagamentos e transferências via Pix e QR Code, além de compras com o cartão de débito virtual. 

Em fevereiro os segurados do Bolsa Família contam com uma novidade. O Governo Federal retomará os pagamentos do extra de R$ 110. A quantia se refere à média nacional de preços do botijão de gás de 13kg, liberada por meio do Vale-Gás.

O Vale-Gás, criado em dezembro de 2021, foi vinculado aos depósitos do Auxílio Brasil e agora permanece junto ao Bolsa Família. A continuidade dessa transferência de renda foi confirmada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após meses de incerteza entre os beneficiários.

Como fazer inscrição online no CadÚnico para receber Bolsa Família?

O Cadastro Único (CadÚnico) é a porta de entrada para o Bolsa Família. Para fazer a inscrição online é preciso fazer parte do público acolhido pelo sistema, ou seja, pertencer a famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa.

A família também pode ser monoparental, composta por cidadãos que moram sozinhos. As famílias interessadas em realizar o cadastramento podem fazer o pré-cadastro através do site ou aplicativo Cadastro Único.

Destacando que o pré-cadastro online é opcional e não substitui o comparecimento a uma unidade do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

Após realizar o procedimento pela internet, o usuário tem 120 dias para comparecer até um posto de atendimento presencial com os documentos de identificação dos componentes da família.

É importante fornecer todos os dados corretamente. Serão solicitadas as informações do domicílio, identificação de cada pessoa da família, escolaridades, situação de trabalho e renda, por exemplo.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.