Novo golpe assusta os aposentados do INSS que desejam receber os valores atrasados

A revisão da vida toda é uma nova medida do INSS que, por ser pouco conhecida pelos segurados, abriu uma brecha para golpistas se aproveitarem do dinheiro dos aposentados. Entenda a seguir do que se trata a revisão e como não cair no golpe.

Aposentadoria por invalidez: saiba como funciona e quem tem direito
Novo golpe assusta os aposentados do INSS que desejam receber os valores atrasados. (Imagem: FDR)

Aprovada em dezembro de 2022 pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a revisão da vida toda é um recurso que pode aumentar ou diminuir o seguro de um aposentado a partir de uma nova análise do seu histórico salarial. A revisão considera remunerações recebidas antes de 1994, quando entrou em vigor o Plano Real. No cálculo tradicional, esses valores não entram na conta.

Se o aposentado recebia um bom salário nessa época, o novo cálculo fará com que a diferença beneficie o segurado com uma aposentadoria maior. Porém, se a conta considerando os salários antigos resultar em um seguro mais baixo que o atual, não há como voltar atrás e o aposentado será prejudicado, pois passa a receber o seguro menor.

Ao contrário do que notícias falsas estão espalhando, a revisão da vida toda não é obrigatória para os aposentados do INSS. O órgão recomenda cautela para tomar a decisão de solicitar a revisão. O mais indicado é que o segurado tenha a orientação prévia de um profissional do direito previdenciário, que irá analisar o seu histórico e concluir se a revisão é a melhor escolha para o seu caso.

COMO FAZER A REVISÃO DA VIDA TODA DO INSS? VEJA O PASSO A PASSO E COMO FUNCIONA EM 2023

Como funciona o golpe que está prejudicando os aposentados do INSS

Os golpistas aproveitam que o funcionamento da revisão da vida toda é novidade para os aposentados e usam a medida como desculpa para prejudicar os segurados. Através de mensagens de texto no celular, os criminosos se passam por advogado ou secretário do escritório de advocacia responsável pelo processo da revisão, que até agora só pode ser solicitado com abertura de ação judicial.

Dados pessoais como o nome completo e CPF do aposentado podem ser acessados por qualquer pessoa pela internet, por causa do processo judicial, assim como o número do processo e o nome do advogado que deu entrada no pedido de revisão da vida toda.

Fingindo ser o representante judicial do segurado, o golpista envia uma mensagem pedindo que a pessoa faça um PIX para o pagamento de supostas pendências com a Previdência Social. A promessa feita pelos criminosos é que, após a transferência, o novo valor após a revisão da vida toda será liberado. 

O INSS comunica que não entra em contato com os beneficiários para oferecer serviços e muito menos revisões dos seguros. Ao receber uma mensagem ou ligação suspeita, o mais indicado é bloquear o número e alertar o escritório de advocacia ou profissional que teve o nome envolvido sobre o golpe. Registrar um Boletim de Ocorrência (BO) também é uma possibilidade.

Emília PradoEmília Prado
Jornalista graduada pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência com redação publicitária e jornalística, com passagem pelo Diario de Pernambuco e Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. No portal FDR, é redatora na editoria de renda e direitos sociais.
Sair da versão mobile