DIVULGADO calendário do Vale-gás de 2023. Saiba quando e quanto irá receber

Com o intuito de beneficiar as famílias de baixa renda após o grande aumento no preço do gás de cozinha, o Vale-gás foi criado em dezembro de 2021, durante o governo Bolsonaro. Entenda como será a continuidade do programa em 2023.

Governo Lula aumenta parcela do Vale-Gás de fevereiro. Confira valores
DIVULGADO calendário do Vale-gás de 2023. Saiba quando e quanto irá receber. (Imagem: FDR)

O benefício foi feito para ser bimestral e pagava um valor equivalente a 50% do preço médio de um botijão de gás. Isso mudou em julho de 2022 com a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) dos Benefícios, que determinou o valor integral do botijão como pagamento do Vale-gás.

Portanto, desde agosto de 2022, o benefício deixou de ser de R$ 55 e passou a pagar R$ 110 aos brasileiros cadastrados. Acontece que esse aumento tinha prazo de validade, pois a PEC dos Benefícios só foi válida até dezembro de 2022. Sendo assim, o Vale-gás não estava previsto no orçamento de 2023 preparado pelo governo antecessor.

O presidente Lula, no mesmo dia em que assumiu o cargo, assinou uma Medida Provisória (MP) garantindo a continuidade do Vale-gás em 2023, mas o valor voltará a ser de 50% da média de preço do botijão de gás de cozinha.

A medida assinada por Lula no dia 1º de janeiro só tem validade até o início de abril de 2023, e ainda vai passar pela análise da Câmara dos Deputados e do Senado.

VALE GÁS 2023: COMO FUNCIONA AS INCRIÇÕES, CALENDÁRIO E QUAL O VALOR DAS PARCELAS DO AUXÍLIO

Requisitos para receber o Vale-gás

Calendário Vale-gás 2023

Como a última parcela do benefício foi depositada em dezembro de 2022 e o Vale-gás é bimestral, o próximo pagamento será feito em fevereiro. O calendário segue as datas de pagamento do Auxílio Brasil, agora Bolsa Família. Confira o último dígito do Número de Inscrição Social (NIS) para saber quando recebe a quantia.

YouTube video player
Emília PradoEmília Prado
Jornalista graduada pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência com redação publicitária e jornalística, com passagem pelo Diario de Pernambuco e Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. No portal FDR, é redatora na editoria de renda e direitos sociais.
Sair da versão mobile