Descontos do IPVA vencem nesta quarta-feira para quem mora em São Paulo

Termina nesta quarta-feira, 11, o prazo para os proprietários de veículos registrados em São Paulo (SP), garantirem descontos no IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores). O benefício é concedido a quem efetuar o pagamento à vista, assegurando um imposto 3% mais barato.

Descontos do IPVA vencem nesta quarta-feira para quem mora em São Paulo
Descontos do IPVA vencem nesta quarta-feira para quem mora em São Paulo. (Imagem: FDR)

O desconto de 3% no IPVA de São Paulo com prazo para esta quarta é direcionado aos veículos cuja placa termina em 1. Em caso de dúvidas sobre o valor do tributo, o contribuinte pode obter mais informações junto à rede bancária ou no portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP) do governo paulista. 

É essencial prestar bastante atenção às datas de vencimento do IPVA SP 2023 para garantir o desconto. Neste ano, o calendário de pagamentos foi organizado de acordo com o dígito final da placa do veículo, terminando no dia 24 de janeiro

IPVA 2023 de SP pode ser parcelado

Um outro fator deve ser observado. Neste ano, visando evitar confusões entre os contribuintes que optam pelo parcelamento do IPVA, a Sefaz-SP decidiu colocar todos os vencimentos no mesmo dia do mês.

Desta forma, a placa com final 1 tem os vencimentos agendados para os dias 11 de janeiro, 11 de fevereriro, 11 de março, 11 de abril e 11 de maio. Se a data em questão cair em um feriado ou final de semana, o pagamento deve ser feito no próximo dia útil.

Em 2023, o contribuinte paulista poderá pagar o imposto em até cinco vezes. A novidade é que, a depender do valor do IPVA, o sistema fará um cálculo automático sobre o número de parcelas, permitindo que o pagamento seja feito em três, quatro ou cinco vezes em valores iguais e consecutivos. 

Entretanto, cada parcela não pode ser inferior a R$ 68,52. O contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.

Como pagar o IPVA de São Paulo?

Para efetuar o pagamento, basta se dirigir a uma agência bancária credenciada com o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor) e realizar o recolhimento do tributo, por meio dos terminais de autoatendimento ou nos guichês de caixa.

O pagamento pode ser feito também pela internet, ou por meio de outros canais oferecidos pela instituição bancária. O IPVA pode, ainda, ser pago em casas lotéricas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.