IPTU 2023: Moradores fazem fila para impressão da guia em Porto Alegre. É possível adquirí-la online?

A Secretaria da Fazenda de Porto Alegre, no Centro Histórico da cidade, vem registrando filas nesta primeira semana do ano para a emissão da guia do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU 2023).

IPTU 2023: Moradores fazem fila para impressão da guia em Porto Alegre. É possível adquirí-la online? (Imagem: FDR)

Entre os que aguardam na sede da pasta, a grande maioria é composta por idosos que alegam não saber como emitir o documento e/ou possuem dificuldades de acessar a internet. Este ano, a prefeitura de Porto Alegre deixou de enviar as guias de pagamento do IPTU 2023 pelos Correios, disponibilizando o documento exclusivamente em meios digitais.

Dessa forma, devido ao acúmulo de contribuintes na sede do fisco municipal, o superintendente da Receita Municipal de Porto Alegre, Teddy Biassusi, aponta que existem outros pontos, além da sede da secretaria, no centro da Capital, para emitir o documento

“O ideal é que as pessoas busquem obter a guia de forma digital. Mas quem tiver dificuldade pode entrar em contato com a Secretaria da Fazenda virtualmente, pelo site, WhatsApp, ou presencialmente em uma das 17 subprefeituras, além do Tudo Fácil na Zona Norte”, explicou.

Biassusi ainda ressalta que aqueles que fizerem o cadastro no site da prefeitura de Porto Alegre de maneira prévia receberão as guias de forma automática em seus e-mails. Assim, ele aponta que mais da metade dos proprietários de imóveis já realizou o seu cadastro.

“Tivemos uma adesão muito forte no cadastramento do e-mail. Os envios começaram na segunda e vão seguir até o longo da semana. Acreditamos que até sexta-feira (6), todos terão recebido suas guias”, resumiu

Como funcionam os descontos do IPTU 2023 Porto Alegre?

Quem realizar o pagamento do IPTU em Porto Alegre através da cota única até o dia 8 de fevereiro terá 5% de desconto. Entretanto, quem resolver parcelar o tributo, que pode ser dividido em até 10 meses, iniciará seu pagamento em 8 de março, mas sem direito a desconto.

Entretanto, os gaúchos também podem obter descontos no IPTU na Capital. Atualmente, a prefeitura de Porto Alegre também oferece mais 3% de abatimento para os contribuintes pessoa física que estão em dia com o fisco porto-alegrense. No caso das pessoas jurídicas, o ganho é de 4% no valor total.

Por fim, outra possibilidade que se apresenta, desta vez apenas para contribuintes pessoa física, é a utilização do CPF em notas fiscais de serviços na capital gaúcha. Assim, quem tem de uma a seis notas fiscais, ganha 1% de desconto; de sete a 18 notas fiscais: 2% e acima de 18 notas fiscais: 3%.

Sair da versão mobile