Revalida 2023: Edital da primeira etapa é publicado

Exame que é aplicado desde 2016 deve receber inscrições a partir desse mês de janeiro. O Revalida 2023 deve continuar com a mesma estrutura, ou seja, duas etapas, uma teórica e outra prática.

Revalida 2023: Edital da primeira etapa é publicado
Revalida 2023: Edital da primeira etapa é publicado (Imagem: FDR)

Médicos formados no exterior, brasileiros ou não, que desejam atuar no Brasil já podem ficar atentos. O Revalida 2023 deve abrir o período de inscrições para a primeira fase no dia 16 de janeiro e a aplicação das provas deve acontecer em 5 de março desse ano.

Revalida 2023

O exame que é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tem a finalidade de revalidar o diploma de medicina obtido em instituições superiores fora do país.

As provas da primeira etapa acontecerão em Brasília (DF); Campo Grande (MS); Curitiba (PR); Porto Alegre (RS); Recife (PE) ;Rio Branco (AC); Salvador (BA) e São Paulo (SP).

É importante lembrar que são aceitos apenas os diplomas autenticados pela autoridade consular brasileira ou pelo processo da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros.

Inscrição revalida 2023

Durante a inscrição os participantes devem informar seus dados pessoais, como número de seu CPF, data de nascimento, endereço de e-mail e número de telefone fixo ou celular. Lembrando que esses dados devem ser os mesmos cadastrados junto à Receita Federal.

Além disso, os dados da instituição de educação superior estrangeira de origem do diploma médico e o ano de conclusão do curso de medicina também devem ser inseridos.

Durante a inscrição também será possível fazer a solicitação de atendimento especializado e de uso do nome social.

A participação no Revalida 2023 terá taxa no valor de R$ 410,00, valor a ser pago até o dia 26 de janeiro.

Sobre o Revalida

O exame atende a médicos brasileiros ou estrangeiros formados fora do país e que desejam atuar no Brasil em diversas áreas da medicina.

O exame acontece em duas etapas (teórica e prática) que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). Você pode saber mais detalhes sobre essa edição do exame acessando o Edital.

Para mais informações sobre vestibular, concurso, vagas de emprego e cursos gratuitos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.