A partir das 00h do dia 1 de janeiro o governo do Brasil passa a ser responsabilidade de Luís Inácio Lula da Silva (PT). Como de costume, nesse dia haverá uma cerimônia de passagem de faixa, em que o presidente e seu vice Geraldo Alckmin (PSB) tomarão posse de seus respectivos cargos. Desde sexta-feira (30), a cidade de Brasília (DF) está se preparando para o evento.
Foi necessário a criação de um grupo para organizar a cerimônia da posse de Lula, tendo a frente dessa discussão a futura primeira-dama do país, Rosângela da Silva, a Janja. Existem uma série de protocolos que acontecerão nesse dia, mas foi informado por essa equipe organizadora a criação do Festival do Futuro.
A ideia foi reunir uma série de artistas brasileiros para que na tarde do dia 1 de janeiro de 2023 eles possam animar aqueles que forem até Brasília acompanhar a posse do novo presidente. Funcionará como um festival tradicional de shows artísticos, com diferentes nomes já confirmados. Para isso, foi preciso contar com a ajuda e organização da Polícia Rodoviária, Polícia Militar e outros.
Tudo porque, dois palcos foram instalados entre a Esplanada dos Ministérios com a previsão de que pelo menos 300 mil pessoas estejam presentes no evento. Além do festival de música, acontecerá uma Sessão Solene no Congresso, e a tradicional subida na rampa confirmando a posse de Lula.
Programação da posse de Lula
A cerimônia de posse do presidente Lula será transmitida ao vivo em TV aberta, e aqueles que quiserem acompanhar podem fazê-lo na Globo, Bandeirantes e SBT. Além da transmissão na TV Senado, TV Câmara e TV Brasil, canais especializados em trazer informações sobre os três Poderes.
As apresentações do Festival do Futuro também serão transmitidas ao vivo, mas a equipe de Lula ainda não informou por quais canais. A programação completa incluí:
- 13h45 às 14h30 – Chegada dos Chefes de Estado e de Governo;
- 13h30 às 14h30 – Chegada das autoridades e convidados;
- 14h20 às 14h30 – Chegada do Presidente e do Vice-Presidente da República eleitos na Catedral Metropolitana de Brasília;
- 14h30 – Saída do cortejo da Catedral Metropolitana rumo ao Congresso Nacional;
- 14h40 – Chegada do Presidente e do Vice-Presidente da República eleitos no Congresso Nacional com receptivo dos Presidentes do Congresso Nacional e da Câmara dos Deputados;
- 15h – Sessão Solene de Posse Presidencial;
- 15h50 – Deslocamento do Presidente e do Vice-Presidente da República para a Sala de Audiências da Presidência do Senado;
- 16h – Saída do Presidente e do Vice-Presidente da República da Sala de Audiências da Presidência do Senado em direção à área externa do Palácio;
- 16h05 – Início da cerimônia externa de honras militares;
- 16h20 – Saída do Presidente e do Vice-Presidente da República para o Palácio do Planalto.