Depois da tentativa de ataque terrorista em Brasília, a campanha criada pelo Sleeping Giants Brasil com objetivo de desmonetizar a rede de TV Jovem Pan ganhou um impulso novo. Diante da prisão do bolsonarista George Washington Oliveira Sousa, depois dos incêndios e quebra-quebra realizados na capital do país, cresceram a repercussão das denúncias do SGB para que empresas deixem de “patrocinar discursos golpistas”.
A campanha de desmonetização foi lançada na semana passada e é direcionada para anunciantes da empresa de rádio e TV Jovem Pan. É usado como base para a campanha um vídeo que mostra comentaristas da emissora apoiando os atos golpistas nos Estados Unidos e no Brasil, e sinalizando que as vitórias dos presidentes Joe Biden e Luiz Inácio Lula da Silva foram obtidas através de fraudes.
A primeira empresa a anunciar que estava revisando os anúncios exibidos na emissora foi a operadora de telefonia TIM. Logo depois o C6 Bank e o Burger King.
Através do perfil no Twitter, o C6 Bank afirmou que “já estamos cuidando disso” e o Burger King também agradeceu “o alerta”. “O anúncio já está desligado”, disse a empresa de fast food.
O YouTube foi outra empresa que recentemente desmonetizou por vontade própria todos os canais da Jovem Pan. A plataforma de vídeos informou que a decisão foi tomada após a empresa ter identificado conteúdos que estão em desacordo com sua política de conteúdo.
O YouTube também desmonetizou o canal do comentarista Paulo Figueiredo, neto do general ditador João Figueiredo, que mora nos Estados Unidos e que defendeu publicamente na Jovem Pan News uma guerra civil no Brasil.
Esta narrativa de fraude eleitoral vem estimulando apoiadores extremistas a irem até Brasília para criar caos. A situação foi esquentando e culminou em quebra-quebras e incêndios na capital, seguida de uma tentativa de ataque à bomba, que causou a prisão do bolsonarista George Washington Oliveira Sousa por terrorismo.
O Sleeping Giants Brasil vem insistindo justamente na questão dos comentários extremistas que veiculados quase que diariamente na Jovem Pan News, pedindo para empresas deixarem de “patrocinar discursos golpistas”.