Jovens inscritos no CADÚNICO podem solicitar esse benefício a partir de 2023

Famílias que se inscreverem no Cadastro Único (CadÚnico) têm acesso a benefícios sociais, conforme há disponibilidade em cada programa. Mas isso não se limita apenas aos grupos, pois individualmente também é possível se beneficiar com o que é oferecido pelo cadastro. Para os jovens de até 29 anos, por exemplo, um programa bem importante tem como canal de entrada o Cadastro Único.

Jovens inscritos no CADÚNICO podem solicitar esse benefício a partir de 2023
Jovens inscritos no CADÚNICO podem solicitar esse benefício a partir de 2023 (Imagem: FDR)

Uma série de benefícios sociais e programas de âmbito estadual e federal poderão ser recebidos por meio da inscrição no CadÚnico. Entre eles: Auxílio Brasil, vale-gás, BPC (Benefício de Prestação Continuada), Tarifa Social, e tantos outros. Além da oportunidade de conseguir descontos e até mesmo isenção em vestibulares e provas importantes como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Para que a família possa se inscrever no Cadastro Único é preciso ter renda de no máximo meio salário mínimo por pessoa. O processo de cadastro acontece presencialmente em uma unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), sendo que o representante da família deve levar documento de identificação de todos os membros e passar por uma entrevista.

ID Jovem beneficia inscritos no CadÚnico

Entre os programas que usam o CadÚnico como porta de entrada, está o ID Jovem. Também chamado de Identidade Jovem, o documento é emitido de forma gratuita pela Secretaria Nacional da Juventude para pessoas que tenham entre 15 e 29 anos. Não é necessário ser estudante para receber a carteira de identificação.

As exigências são:

QUAIS DOCUMENTOS PRECISO LEVAR NO CRAS PARA ATUALIZAR O CADASTRO ÚNICO E RENOVAR OS BENEFÍCIOS?

Benefícios do ID Jovem

De acordo com o governo federal, já foram emitidas pelo menos 3,2 milhões de carteirinhas do ID Jovem, em uma média mensal de 430 mil carteiras ativas. O sucesso se dá devido aos benefícios liberados com esse registro, como:

O governo federal esclarece que a empresa de transporte pode negar a gratuidade ou desconto nas vendas pela internet, mas quando a compra da passagem for em guichês de atendimento os benefícios devem ser garantidos.

Como emitir a carteirinha do ID Jovem

A carteirinha tem validade de seis meses, depois desse período uma nova versão precisa ser emitida.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile