Como aconteceu em 2022, as expectativas são que a partir de janeiro do próximo ano o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de Goiás ofereça CNH gratuita aos cidadãos. No estado, o programa é chamado de CNH Social e todos os anos, desde 2019, seleciona pessoas de baixa renda para que tenham a oportunidade de emitir a habilitação de forma totalmente gratuita.
A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é um documento obrigatório para conduzir veículos automotores no país. Por meio dela, quem hoje está sem emprego pode conseguir uma vaga como motoboy, entregador, motorista particular ou motorista por aplicativo. Pensando nisso, o governo do estado e o Detran-GO oferecem vagas de CNH gratuita aos goianos.
O custo da CNH varia, em Goiás, por exemplo, pode chegar a uma média de R$ 654,29 para emissão de categoria AB segundo o portal do Detran do estado. O valor muitas vezes não cabe no bolso da população, por isso a oportunidade de conseguir uma vaga na CNH Social é tão importante. Uma nova edição do programa deve ser lançada em meados de janeiro.
O benefício é uma criação da LEI Nº 20.637, instituída no estado em 2019. Tem sido por meio dela que o governo do estado tem dedicado recursos para oferecer vagas por meio da CNH gratuita. Já que não existe uma legislação federal que obrigue os estados a fornecer esse benefícios aos seus moradores.
Categorias de CNH gratuita oferecidas no Detran-GO
O Detran de Goiás criou três tipos de categorias da CNH gratuita para beneficiar três perfis de pessoas. Sendo eles:
- CNH Estudantil: destinada aos estudantes entre 18 e 25 anos de idade que integralmente cursaram e concluíram o ensino médio em escola da rede pública estadual de Goiás;
- CNH Urbana: destinada às pessoas residentes na zona urbana e inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
- CNH Rural: destinada aos residentes na zona rural inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Inscrições CNH gratuita em Goiás
As inscrições da CNH gratuita em Goiás que tiveram início em janeiro de 2022, terminaram em março do mesmo ano. As expectativas agora são de que esse mesmo cronograma seja seguido em 2023, com início do período de cadastros já no primeiro mês do ano.
Depois de fazer a inscrição, os candidatos serão selecionados com base no número de vagas e critérios de desempate adotados pelo Detran. Em seguida, poderão se matricular em uma auto escola parceira e dar início ao processo de emissão da primeira via do documento, ou adição de categoria.
O cadastro funciona assim:
- Acesse o site do Detran e clique em “CNH Social”;
- Selecione a opção “Fazer inscrição”;
- Preencha a ficha de inscrição com todos os dados necessários;
- Aguarde a divulgação dos resultados.