Novo RG DIGITAL pode ser emitido para qualquer cidadão? Veja onde e como solicitar o seu

O novo modelo da Carteira de Identidade Nacional já começou a ser emitido em alguns estados brasileiros. O documento é equivalente ao Registro Geral (RG) e tem como objetivo simplificar o cadastro dos brasileiros, tornando o número do CPF como único registro geral de identificação e adicionando o RG digital.

Os dados do cidadão que constam na nova carteira de identidade RG Digital são: nome completo do cidadão, nome social, se houver, sexo, data de nascimento, nacionalidade e naturalidade.

Além dessas informações, o novo RG terá o nome do estado de emissão, da Secretaria de Segurança Pública e a data de validade do documento. O único número de identificação na carteira será o CPF, e também um elemento inédito: um QR code.

Não foi estabelecido um prazo para que todos os brasileiros façam a emissão da nova carteira de identidade. O RG atual continuará válido nos próximos anos, portanto não é preciso pressa para fazer a atualização. 

Como solicitar a nova carteira de identidade com RG digital?

A emissão do novo RG, tanto o documento físico quanto o digital, é gratuita para todos. Para obter a versão mais recente da carteira, o cidadão deve se dirigir ao órgão emissor de sua cidade com a certidão de nascimento ou casamento e o CPF regularizado

Não são todos os estados que já estão fazendo o serviço de emissão do RG digital. O objetivo, porém, é que até março de 2023 as Secretarias de Segurança Pública de todos os estados e do Distrito Federal já estejam aptas a emitir o documento.

A nova carteira de identidade tem validade de uma década e exigirá renovação a cada 10 anos. Apenas as pessoas acima de 60 anos receberão RG válido por tempo indeterminado, portanto, sem a necessidade de renovar.

Para que serve o QR code no novo RG?

O código QR na carteira permitirá a validação eletrônica da sua autenticidade. Através dele, o documento de identificação poderá ser lido digitalmente por qualquer dispositivo habilitado, como um smartphone.

O QR code também tem uma função nos casos de roubo ou furto do RG. A partir do momento que o ocorrido é registrado, a informação será adicionada ao sistema de identificação e o código QR passará a contê-la.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Emília Prado
Jornalista graduada pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência com redação publicitária e jornalística, com passagem pelo Diario de Pernambuco e Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. No portal FDR, é redatora na editoria de renda e direitos sociais.