Novo RG digital começa a valer; saiba como solicitar seu documento

Novo RG passa a valer em todo o território nacional. No último mês, o governo federal informou que estaria criando a carteira de identidade digital. O documento pode ser solicitado pela internet, implementando um vencimento para atual versão. Entenda como ter o seu, abaixo.

Sob a justificativa de desburocratizar e digitalizar a identificação dos cidadãos, o Governo Federal aprovou a concessão do RG Digital. O documento trará uma tecnologia permitindo a unificação com o CPF em todas as unidades federais.

Qual a diferença do novo RG?

Como explicitado anteriormente, o novo documento de identifica terá uma numeração única para autenticar o registro do titular. Ele poderá ser checado através da leitura de um QR code, o que significa que haverá a validação mesmo estando off-line.

De modo geral, cada estado brasileiro tem um número de RG diferente. Porém, com o novo modelo isso será unificado buscando evitar a aplicação de golpes como no caso de solicitações distintas por região.

Como emitir o novo RG?

Para ter acesso ao documento é preciso ir até a secretaria de segurança pública do seu estado. Todas as entidades já foram obrigadas e gerar o RG Digital de adequando as mudanças de emissão.

Para fazer a solicitação, basta comparecer presencialmente apresentando a Certidão de Nascimento ou Casamento. O novo registro será expedido em papel de segurança ou por um cartão de policarbonato (plástico), além de ter um formato digital que será acessado pela plataforma gov.br.

No caso daqueles que pedirem o novo RG, mas não têm o CPF, o próprio órgão criará automaticamente o registro.

Passo a passo para solicitar a nova versão do documento

  • 1º passo: será necessário recolher as impressões digitais para que sejam inseridas na BDCN (Base de Dados de Identificação Civil Nacional) do governo.
  • 2º passo: após o registro biométrico, será necessário baixar o aplicativo intitulado como Documento Nacional de Identidade (DNI), onde o cidadão deverá realizar um pré-cadastro (o aplicativo ainda não está disponível para download).
  • 3º passo: na sequência, o cidadão deverá agendar atendimento em uma unidade físico ou virtual das secretarias de Segurança Pública para finalização da emissão do documento. O agendamento poderá ser feito pelo aplicativo DNI.

Informações disponíveis no RG Digital

  • Identificação do órgão expedidor – número de identificação;
  • Nome completo, filiação, sexo, nacionalidade, local e data de nascimento;
  • Foto em formato 3×4 cm, seguindo padrão da Organização Internacional da Aviação Civil (OACI), assinatura e impressão digital do polegar direito;
  • Elementos novos para verificação da autenticidade (QR Code);
  • Informações adicionais sobre o tipo sanguíneo e fator RH, além da disposição de doar órgãos em caso de morte.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.