RG digital: aprenda a fazer o novo documento

RG digital, o novo modelo de carteira de identidade foi anunciado na última quarta-feira (23) pelo Governo Federal. Aprenda a fazer o novo documento.

O novo documento irá substituir o modelo atual de RG e deve utilizar o CPF como cadastro único. Segundo o governo, a unificação entre o RG e o CPF, além de simplificar a vida do cidadão, também deve prevenir eventuais tentativas de fraudes. Atualmente, cada um dos estados e o Distrito Federal possuem numerações distintas.

Uma das funcionalidades do novo RG é a de servir como documento de viagem para países do Mercosul, isso acontece pelo fato do documento estar no padrão internacional, com o chamado código MRZ, o Machine Readable Zone, a medida tem o intuito de facilitar a validade do documento. Em outros territórios ainda se fará necessária a apresentação do passaporte.

Como fazer o novo documento?

O principal objetivo do novo documento é a criação do cadastro único para o brasileiro. O RG agora utilizará o CPF e um QR Code para a realização da identificação eletrônica.

De acordo com o informado pelo Governo Federal, serão as Secretarias de Segurança Pública dos estados e do DF as responsáveis pela distribuição do novo RG, sendo necessário que todas se adequem à nova norma até o prazo do dia 3 de março de 2023. O Executivo destacou ainda que a emissão será gratuita.

Para obter o novo RG será necessária a apresentação da certidão de nascimento ou de casamento no formato físico ou digital. 

Apesar do prazo final já estabelecido, ainda não se sabe quando os cidadãos devem começar a ter seus novos documentos.

RG digital

Bem como o CPF e a CNH, o novo RG também terá sua versão digital. Apesar da informação já ter sido divulgada pelo governo, detalhes sobre como a versão digital do documento será disponibilizada ainda não foram anunciados.

Meu RG atual ainda terá utilidade?

A carteira de identidade atual deve continuar valendo pelos próximos dez anos para aqueles que possuem até 60 anos de idade. Já para os cidadãos com idade superior aos 60 anos, o documento atual continuará a valer com prazo indeterminado.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.