Desde o dia 24 de novembro, o calendário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem liberado a cota única do 13° salário. Esse é um pagamento extra durante o ano, já que no primeiro semestre as duas parcelas do abono natalino já foram pagas. Dessa vez, quem já teve acesso ao benefício não recebe, e ele será pago em único depósito. Desde 1° de dezembro um novo grupo passou a receber.
É comum que seja incluso no calendário do INSS o pagamento do 13° salário. Desde 2020, época da pandemia da Covid-19, o governo federal resolveu antecipar as duas parcelas de pagamento para o primeiro semestre do ano. A ideia foi oferecer para o grupo de risco da doença, que incluí idosos e adoecidos, a oportunidade de se proteger financeiramente durante a crise.
Diante disso, passou a ser costume a antecipação que continuou em 2021 e depois 2022. No entanto, aqueles que não foram contemplados nesse primeiro pagamento podem receber o décimo terceiro salário ainda nesse ano, mas dessa vez no calendário de novembro. A diferença é que o pagamento não foi dividido em duas cotas, mas sim liberado de uma única vez.
Como de costume, o calendário do INSS é dividido em dois grupos de beneficiários. Desde 24 de novembro o cronograma está funcionando com a liberação dos saques, mas em 1° de dezembro passaram a ser pagos um novo grupo com direito a um benefício maior.
Quem recebe o 13° salário do INSS
No primeiro semestre do ano, o depósito do 13° salário do INSS beneficiou aqueles que receberam pelo menos doze meses de pagamentos da Previdência Social. Enquanto isso, no calendário do INSS de novembro o pagamento está sendo feito para quem passou a receber aposentadoria ou pensão a partir de maior de 2022.
O crédito é feito para quem recebe:
- Aposentadorias (por idade, invalidez, tempo de contribuição e etc.)
- Auxílio doença;
- Auxílio acidente;
- Pensão por morte;
- Salário maternidade.
Não têm direito de receber o 13° aqueles com acesso ao pagamento do BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Calendário do INSS paga novo grupo
O calendário do INSS é dividido em duas partes: quem recebe até um salário mínimo, e aqueles que têm direito a pagamentos acima de um salário mínimo. Até 30 de novembro receberam os que têm direito ao piso do INSS, mas desde 1° de dezembro passaram a acessar o 13° salário junto com o pagamento de novembro, aqueles com salário que chega ao teto da Previdência Social.
Para a folha de pagamentos de novembro, o cronograma ficou assim:
Até um salário mínimo (R$ 1.212):
- Benefício final 1 – 24 de novembro (quinta-feira);
- Benefício final 2 – 25 de novembro (sexta-feira);
- Benefício final 3 – 28 de novembro (segunda-feira);
- Benefício final 4 – 29 de novembro (terça-feira);
- Benefício final 5 – 30 de novembro (quarta-feira);
- Benefício final 6 – 1 de dezembro (quinta-feira);
- Benefício final 7 – 2 de dezembro (sexta-feira);
- Benefício final 8 – 5 de dezembro (segunda-feira);
- Benefício final 9 – 6 de dezembro (terça-feira);
- Benefício final 0 – 7 de dezembro (quarta-feira).
Acima de um salário mínimo:
- Benefício final 1 e 6 – 1 de dezembro (quinta-feira);
- Benefício final 2 e 7- 2 de dezembro (sexta-feira);
- Benefício final 3 e 8 – 5 de dezembro (segunda-feira);
- Benefício final 4 e 9 – 6 de dezembro (terça-feira);
- Benefício 0 e 5 – 7 de dezembro (quarta-feira).