A Copa do Mundo começou! E para os amantes (ou apenas apreciadores) do futebol, esta é a época de reunir a galera e comemorar! Mas será que dá para economizar nesta fase? Sim, é possível, inclusive para quem vai receber os convidados em casa e para quem não gosta de futebol.
Se você for o anfitrião
Tem gente que adora receber amigos e na Copa não vai ser diferente. Mas antes de sair comprando todas as coisas para esta reunião é importante lembrar que dividir os gastos é algo comum e deve fazer parte da sua vida sem nenhum receio.
Como anfitrião você pode pensar na decoração, nos utensílios que serão utilizados no dia, alguns petiscos de entrada e algo a mais que queira oferecer. Mas não se empolgue demais com isso.
Para economizar com esta reunião faça duas coisas: a primeira é uma lista dos convidados e depois uma lista de confirmação, e a segunda, é olhar se tem itens em casa que podem ser utilizados, inclusive como decoração. A lista evita que prepare comida ou itens além do necessário e pensar em reaproveitar o que já tem é para não ficar gastando com decoração sem olhar se tem algo guardado da Copa passada.
De olho na decoração
E por falar em decoração, o primeiro passo é lembrar que, apesar do verde e amarelo predominar, a nossa bandeira tem mais cores, então, não saia comprando nada novo sem antes olhar os itens que tem em casa e pensar nesta variedade de cores que podem estar na sua decoração. Outra dica é pesquisar mesas econômicas para fazer utilizando o que tem em casa com o máximo de criatividade possível.
Também vale perguntar para os convidados mais próximos se eles têm algo que possa utilizar, afinal, todo mundo tem algo que remete à Copa do mundo em casa. Comprar só em último caso e poucas coisas.
Planeje a alimentação
Outro ponto importante do momento torcida reunida é a comida. E uma coisa é certa: comida demais é desperdício na certa. Então, antes de fazer compras, aproveite o grupo que montou para o encontro e pergunte o que cada convidado pode levar e então veja o que precisa ser acrescentado.
Tem também o kit churrasco, prático e perfeito para dividir gastos entre amigos. E, se você tem receio de não ter carne em quantidade, faça algum complemento como vinagrete, farofa e pão (sem exagerar).
E como o momento é especial, aproveite e faça uma receita nova de patê, ou até aquela tradicional e manjada batata no molho. Todo mundo ri, mas todo mundo ama.
Bebida e aperitivos
Todo encontro de Copa tem os que bebem para comemorar e aqueles que não bebem nem no desespero dos pênaltis. Por isso, se formos ver, o justo é que cada um traga a sua bebida, principalmente se você não bebe.
Mas existe algo que é do anfitrião: água. Não deixe esse item fora da sua lista, porque todos pedem, mas poucas pessoas levam. Então, esta será a sua parte no item bebida. E, no lugar do suco, que tal água aromatizada? Chique e barata! E tem receitas deliciosas.
Pense nas crianças
Uma coisa legal de fazer também é pensar se na sua lista tem crianças e como pode fazer para que elas também se divirtam durante a Copa. Dependendo da idade, elas não ligam para o futebol, mas ficarão felizes se tiverem algo para fazer e comer. E nesta hora desenhos para pintar e um lanchinho preparado para elas vai fazer sucesso.
Se você for o convidado
Você leu as dicas, mas você é o convidado.
– E o que eu faço para economizar? … Você deve estar se perguntando.
A regra da economia é lembrar que será algo coletivo e você deve levar o que você iria consumir sozinho, então não exagere. E para você sair bem na foto, pergunte ao anfitrião se ele precisa de alguma coisa em especial. Às vezes, pela correria, a pessoa esquece de algo e você contribui com isso.
Se o encontro for no bar
Tudo custa pelo menos o dobro. É assim que você deve pensar ao ir assistir os jogos da Copa em um bar ou algo similar. É divertido com certeza, mas não precisa representar um gol contra na sua vida financeira.
Para economizar, controle o que vai pedir fixando um limite mental de gastos ou peça ajuda a alguém se começar a sair do controle. Afinal a alegria de hoje, não pode representar a tristeza de amanhã. E nada de fazer contas que só terminam daqui a quatro anos.
E se você não gosta de futebol, mas quer fazer algo com os amigos, invente um motivo para estarem juntos, criem uma tradição! Porque um dos motivos mais legais de a Copa existir é a sensação de coletividade e a renovação de esperança que ela traz. Vai Brasil!