O marketplace Elo7 destaca que para se sair bem nesse período é preciso organização, planejamento de estoque e não atrasar os prazos de entrega. A Black Friday acontece na próxima sexta-feira, 25, em todo o país.
O setor do artesanato é responsável pela movimentação de R$ 50 bilhões de reais por ano e é fonte de renda para cerca de 10 milhões de pessoas, segundo último levantamento do IBGE. E, durante a Black Friday, uma das datas de maior movimento, seja no varejo online ou físico, o artesão precisa de muito planejamento e de estratégias de organização para atender a alta demanda e proporcionar uma experiência positiva para os consumidores.
5 dicas para os artesãos durante a Black Friday
1 – Entenda o que funciona para a sua marca
Porém, para o artesão, que conta com uma produção limitada, o mais correto é prestar atenção nos seus produtos e nas condições que realmente ele poderá oferecer.
A ideia é aproveitar esse momento para limpar seu estoque, divulgar o lançamento de um novo produto ou impulsionar as vendas de um item focado em um feriado específico, como Natal ou Ano Novo, o que pode gerar bons resultados.
2 – Planejamento de estoque
Por conta dos preços promocionais, é comum as lojas esgotarem o estoque de certos produtos em poucas horas. Por isso, o artesão precisa planejar o estoque do que entrará em oferta.
Isso pode ser feito por meio de uma análise sobre quais os produtos vendem mais ao longo do ano.
3 – Atenção aos prazos
É essencial contar com a organização para não deixar os prazos muito apertados. Pense sempre que um imprevisto pode acontecer e atrasar toda a produção.
4 – Descontos realistas
Antes de oferecer os descontos nos produtos é importante calcular qual o preço que se pode oferecer sem ter prejuízo. Afinal, não adianta vender mais e não ter nenhum lucro com as vendas.
Uma boa opção é colocar preços mais acessíveis em itens de coleções antigas, que estão parados no estoque, ou até mesmo criar kits promocionais com a venda de dois produtos que não têm muita procura.
5 – Transparência é essencial
Os consumidores estão cada vez mais atentos em relação aos preços e descontos praticados pelas lojas nesta data.
Não vale oferecer a metade do dobro do preço! Imagine a frustração de um cliente ao descobrir que foi enganado.
A transparência é essencial para que as pessoas confiem em sua marca.
Vale reforçar que descontos de mais de 50% são muito atrativos nesta data.
Sobre o Elo7
Fundado em 2008, o Elo7 é um marketplace de produtos criativos e autorais. Atualmente, o site recebe 24 milhões de visitantes ao mês em busca de produtos únicos para celebrar seus momentos mais especiais ou simplesmente personalizar sua casa e estilo de vida.
No Elo7, os usuários encontram 9,9 milhões de produtos organizados em centenas de categorias e produzidos sob encomenda ou pronta-entrega por 50 mil empreendedores criativos presentes em 3,7 mil cidades de todo o Brasil
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