Black Friday: Como determinar quais produtos e promoções podem alavancar suas vendas?

Lojistas de todo o Brasil se preparam para alavancar as vendas neste fim de ano. No próximo dia 25, será realizada mais uma edição da Black Friday. Conhecida no calendário mundial, a campanha concede descontos de até 90% lotando os centros de compras. Abaixo, reunimos algumas dicas para o lojista ter sucesso em suas vendas. Acompanhe.

Black Friday: saiba como determinar quais produtos e promoções podem alavancar suas vendas (Imagem: Montagem/FDR)
Black Friday: saiba como determinar quais produtos e promoções podem alavancar suas vendas (Imagem: Montagem/FDR)

Se você deseja anunciar na Black Friday, fique atento. Mais do que conceder descontos é preciso também elaborar um planejamento estratégico. O tamanho da equipe, onde irá se comunicar nas redes sociais, quais produtos serão anunciados, tudo isso interfere no seu resultado de vendas. 

Antes de mais nada, o empreendedor precisa ter uma meta determinada e assim trabalhar nas etapas para alcança-la. Para te auxiliar nessa etapa final, o FDR convidou Patrícia Schneider, Co-fundadora da Smart Business Lab, que trará dicas importantíssimas sobre a campanha promocional.

Abaixo, ela orienta sobre o processo de diferenciação de preço, como determinar os produtos em promoção, onde se comunicar na mídia on e off e muito mais. Confira:

Posso anunciar preços diferentes na loja online e na loja física?

Pode sim e é comum ver isso. Todavia, a empresa deve respeitar o Código de defesa do consumidor e evitar confusões junto aos clientes que eventualmente visualizam no site e vão fisicamente realizar a compra. Para isso, é preciso deixar os preços e condições sempre claros e de fácil entendimento a todos.

Todos os produtos da loja devem estar em oferta?

Você não precisa dar descontos em todos os produtos, nem os descontos precisam ser no mesmo percentual. Contudo, se os descontos forem pequenos ou em poucos itens, isso pode causar um efeito contrário nos clientes. Então é importante construir uma promoção que seja interessante ao cliente.

Como saber se minha loja está preparada para um aumento dos negócios?

Você precisa entender seu estoque, qual tamanho atual e quanto tempo demora para repor as mercadorias. Precisa saber também se sua equipe consegue ser ágil e atender bem com grande movimento.

Qual a melhor forma de organizar a equipe para dar conta do movimento?

Espere o melhor, mas esteja preparado para o pior! Dessa forma, já pense em saídas caso a loja tenha muito movimento, como a distribuição de senhas, por exemplo. Alinhe tudo com a equipe antes para que os próprios funcionários possam tomar atitude.

Que tipo de conteúdo e promoções devo divulgar?

Divulgar os melhores itens com desconto ou aqueles com maiores descontos são boas estratégias para chamar atenção dos clientes.

Quais as melhores estratégias para estar presente no virtual?

Antes de pensar uma estratégia, é preciso pensar no seu cliente. Qual o perfil dele? Como ele deve gostar de ser abordado?

Mas de uma forma geral, como “quem não é visto, não é lembrado”, criar reels, Stories, status no WhatsApp,  são boas estratégias que não incomodam.

Quais os maiores riscos de participar de uma campanha como a Black Friday?

Participar da Black Friday precisa de planejamento e não somente remarcar preços no dia. É preciso entender a formação do preço para ver os descontos possíveis, preparar a equipe e trabalhar a comunicação com antecedência.

Outro risco que as vezes não é considerado é de o aumento de venda causar desabastecimento no Natal. Pela proximidade das datas, precisamos considerar o tempo de ressuprimento dos nossos fornecedores.

Como analisar e superar os meus concorrentes?

Importante analisar quais itens podem apresentar um desconto agressivo que irá chamar a atenção dos clientes, fazer com que eles escolham você. Quando essa escolha for feita, é hora da equipe interna trabalhar para cativar e fidelizar o cliente.

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Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
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