Se você der de presente a uma criança um celular que foi lançado há 20 anos, obviamente ela irá detestar, agora se você der um smartphone, certamente ela irá gostar e será mais útil. Nos investimentos é a mesma coisa, não coloque o dinheiro do seu filho na Poupança ou em Previdência Privada, existem investimentos mais seguros e que irão valorizar muito mais com o tempo.
A tecnologia e a educação financeira hoje permitem que tenhamos acesso aos melhores investimentos por preço acessível e sem a necessidade de depender do gerente do Banco. Veja abaixo investimentos fundamentais para garantir o futuro do seu filho ou da criança que você ama:
Gratuito: Abrir conta em uma corretora de valores
Muitas pessoas não sabem, mas é possível abrir conta para menores em corretoras de valores, basta o CPF ou certidão de nascimento e o documento do representante legal.
Abaixo a orientação da Nu Investe que é uma corretora 100% gratuita com uma plataforma bem fácil para investir:
https://ajuda.nuinvest.com.br/hc/pt-br/articles/226583288-Abertura-de-conta-para-menor-de-idade
Outras opções de corretoras para menores: Rico, Toro Investimentos, Inter e BTG Pactual.
Substituir a Poupança: CDB com liquidez diária ou Tesouro Selic
A poupança rende 6% ao ano ou 70% da taxa Selic quando a mesma está abaixo de 8,5%, já os bons CDBs de liquidez diária e o Tesouro Selic, rendem 100% da Taxa Selic.
Atualmente, enquanto a Poupança está rendendo 6% ao ano, os CDBs e o Tesouro Selic estão rendendo 13,65% ao ano, mais do que o dobro da poupança. Quanto à segurança, estes investimentos não perdem em nada para a Poupança, inclusive o Tesouro Selic é até mais seguro.
Este investimento serve para os objetivos de curto prazo do seu filho, por exemplo, juntar dinheiro para comprar um brinquedo.
Investir no Tesouro IPCA + 2035
Qualquer Previdência Privada rende menos do que o Tesouro IPCA, pois as Previdências cobram taxas absurdas de entrada (carregamento), administração, performance e outras, inclusive as Previdências investem no Tesouro IPCA, ou seja, você pode investir no mesmo ativo que as Previdências investem, porém seu rendimento será bem maior, pois você não terá que pagar taxas.
Veja este vídeo no meu Instagram explicando as desvantagens e o quanto as Previdências estão ultrapassadas:
https://www.instagram.com/p/ChpG6S_g_9u/
Sem contar que você pode resgatar o Tesouro IPCA quando quiser, já na Previdência Privada, existem diversas burocracias.
Este investimento se encaixa para os planos futuros que você tem para seus filhos como o primeiro carro ou pagamento da faculdade.
Investir em Ações
Para curto prazo, ações são arriscadas, para o longo prazo rendem mais do que qualquer investimento, não é à toa que quando nasce uma criança nos EUA, ela é presenteada pelos pais e familiares com ações de diversas empresas. O hábito de investir por aqui está evoluindo, mas estamos bem atrasados comparando com os EUA.
As pessoas perdem dinheiro em ações não porque as empresas quebram, e sim porque querem acompanhar o desempenho das ações diariamente. Como as altas e baixas são constantes, muitas pessoas se desesperam com as quedas e acabam vendendo as ações e, consequentemente, perdem dinheiro. Acontece que 90% das quedas são especulações, pois no longo prazo o preço de uma ação acompanha o lucro da empresa, se você acompanhar ações de forma anual, verá que a cotação diária não passa de especulação.
O segredo é comprar boas ações de empresas com bons fundamentos, para isso você só tem duas boas opções, estudar ou contratar um consultor financeiro, pois infelizmente gerente de banco e assessor de corretora de valores, não recomendam bons investimentos, uma vez que o interesse deles é que você invista em algo que dê retorno financeiro para a instituição que eles trabalham para receberem comissões.
Crianças e adolescentes podem, e devem, começar a investir; aprenda como
Investir em Educação financeira
Pode ser que na escola do seu filho, já ensinam sobre educação financeira, o que é positivo, mas não suficiente, pois os ensinamentos precisam ser colocados em pratica.
Dica de livro: “Turma da Keka”. Para que seu filho aprenda como poupar, gastar de forma consciente e multiplicar o dinheiro.
Livro não é custo, é investimento.
Gostou do conteúdo?
Não esquece de me acompanhar no Instagram:
https://www.instagram.com/financas.vc/
Um forte abraço e bons investimentos!