Logo do Terra PRODUTOS TERRA
FDR
  • Início
  • Finanças
    • Cartões de crédito
    • Contas Digitais
    • Empréstimos
    • Loterias
  • Impostos
    • IPVA
    • IPTU
    • IRPF
    • IRPJ
  • Direitos e Benefícios
    • Bolsa Família
    • INSS
    • CNH Social
    • Seguro Desemprego
    • SUS
    • Minha Casa Minha Vida
    • Pé de Meia
  • Renda
    • FGTS
    • PIS PASEP
    • Renda Extra
  • Carreiras
    • Concursos
    • Vagas de Emprego
    • Cursos
    • Vestibulares
  • MEI
  • Contato
    • Sobre
    • Política de privacidade
    • Política de Erros
    • Princípios Editoriais
No Result
View All Result
  • Início
  • Finanças
    • Cartões de crédito
    • Contas Digitais
    • Empréstimos
    • Loterias
  • Impostos
    • IPVA
    • IPTU
    • IRPF
    • IRPJ
  • Direitos e Benefícios
    • Bolsa Família
    • INSS
    • CNH Social
    • Seguro Desemprego
    • SUS
    • Minha Casa Minha Vida
    • Pé de Meia
  • Renda
    • FGTS
    • PIS PASEP
    • Renda Extra
  • Carreiras
    • Concursos
    • Vagas de Emprego
    • Cursos
    • Vestibulares
  • MEI
  • Contato
    • Sobre
    • Política de privacidade
    • Política de Erros
    • Princípios Editoriais
No Result
View All Result
FDR
No Result
View All Result

Crianças e adolescentes podem, e devem, começar a investir; aprenda como

Por Cleiton Vicente
23 de março de 2022
Menores de 18 anos podem investir (Imagem: Freepik)

Crianças e adolescentes podem investir

Pensa em investimentos para o seu filho? Excelente escolha! É possível abrir conta em uma instituição de investimentos em nome de uma criança ou adolescente. Aproveite a 10ª edição da Global Money Week (Semana Mundial do Dinheiro), campanha internacional de educação financeira para jovens, para cuidar do futuro financeiro de quem você ama.

Os eventos vão até a próxima sexta-feira (25/03) e você pode acompanhar a programação no site oficial da campanha: http://gmw.investidor.gov.br/

Não vai conseguir acompanhar os eventos?

Não tem problema, abaixo explicamos como fazer investimentos em nome de menores e a importância de correr contra o tempo.

Quando somos jovens, não temos o hábito de pensar no futuro, “querer algo agora”, sem ter conhecimento de quanto custa ou o que precisamos fazer para conquistar algo é natural quando somos jovens, mas a Educação Financeira está crescendo no Brasil e esta realidade está mudando:

Em menos de 2 anos, o número de adolescentes e crianças que investem na bolsa aumentou 73%. Atualmente são 10.160 mulheres e 12.527 homens conforme dados da B3.

Ao iniciarmos nossa trilha rumo a independência financeira, o tempo pode ser o nosso maior aliado (quando somos jovens) ou nosso pior inimigo (ao atingirmos certa idade). Quanto antes começarmos a investir melhor, afinal os juros compostos (fator chave para o enriquecimento) precisam de tempo.

Seja pensando na faculdade do seu filho, carro quando ele completar a maior idade ou até mesmo na aposentadoria dele, montar uma carteira de investimentos para o seu filho e ensinar sobre dinheiro a ele, é importante para que ele cresça sabendo dar valor ao dinheiro e entender que abrir mão de pequenos desejos de curto prazo, significa grandes conquistas no longo prazo.

O que é necessário para abrir conta em uma corretora de valores para menores?

Documentos do menor e do responsável, comprovante de residência (em nome do responsável ou menor) e uma conta bancária em nome do menor ou conjunta com algum dos pais.

Uma conta bancária bem interesse para menores, é a conta Kids do Banco Inter, pois é uma conta digital e sem taxas.

Qual instituição de investimentos devo escolher?

Em primeiro lugar fuja dos grandes bancos no qual o gerente pretende oferecer produtos que são vantajosos apenas aos bancos e possuem rentabilidade bem baixa ao cliente. As corretoras de valores possuem melhores ofertas de investimentos de renda fixa e taxa zero para renda variável.

Cuidado também com os assessores das corretoras, assim como os gerentes de bancos, o grande interesse deles é a comissão gerada dos investimentos. O ideal é você estudar antes de investir ou contratar um profissional de sua confiança. Os profissionais “gratuitos” que as instituições financeiras te oferecem, estão focados em gerar resultados as instituições e não para você.

A corretora de valores que considero ideal tanto para menores quanto adultos, é a Nu Invest, corretora do Nubank. Além de taxa zero, site e aplicativo são fácies de mexer e você não receberá ligações inconvenientes te induzindo a fazer determinado investimento.

Qual investimento devo escolher?

 Sempre recomendo mais de um, não existe o melhor investimento, existe uma boa carteira de investimentos, a diversificação é fundamental.

Já pensou você chega em casa, coloca todos os ovos em uma cesta e ela cai? Fim de todos os ovos, agora pense em você investindo somente em uma ação e a empresa quebra? Ou investir tudo na poupança e o rendimento não acompanhar os aumentos de preços (a inflação está bem alta) ou ser confiscada como já foi um dia?

Nesta diversificação, se a previsão de resgate deste investimento é no curto prazo (até três anos), o ideal é investir em títulos de renda fixa com prazo, como CDB, LCI e LCA. Os grandes bancos possuem estes investimentos, mas com rentabilidade bem inferior do que nas corretoras de valores. Compare as taxas oferecidas.

Para médio e longo prazo (acima de 4 anos): Os títulos do Tesouro Direto, Fundos Imobiliários e Ações apresentam excelentes retornos considerando este período, mas estude o básico para não escolher “qualquer coisa”, fique atento aos vencimentos dos títulos do Tesouro, o quanto de renda mensal determinado fundo imobiliário está gerando e a solidez financeira das empresas da bolsa de valores.

Um forte abraço e bons investimentos!

Cleiton Vicente

Cleiton Vicente

Formado em Administração de Empresas, pós-graduado em Finanças com especializações em Investimentos, Psicologia Econômica e Planejamento Financeiro. Founder da "Finanças.Vc" e atua como Consultor de Finanças Pessoais e Investimentos com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro. No FDR, possui sua própria coluna com dicas e orientações sobre como investir com segurança e de forma descomplicada.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Sobre nós
  • Privacidade
  • Contato
  • Esforços filantrópicos
  • O site FDR é confiável?
  • Trabalhe Conosco

FDR Finanças, Direitos e Renda | Últimas Notícias

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Início
  • Finanças
    • Cartões de crédito
    • Contas Digitais
    • Empréstimos
    • Loterias
  • Impostos
    • IPVA
    • IPTU
    • IRPF
    • IRPJ
  • Direitos e Benefícios
    • Bolsa Família
    • INSS
    • CNH Social
    • Seguro Desemprego
    • SUS
    • Minha Casa Minha Vida
    • Pé de Meia
  • Renda
    • FGTS
    • PIS PASEP
    • Renda Extra
  • Carreiras
    • Concursos
    • Vagas de Emprego
    • Cursos
    • Vestibulares
  • MEI
  • Contato
    • Sobre
    • Política de privacidade
    • Política de Erros
    • Princípios Editoriais

FDR Finanças, Direitos e Renda | Últimas Notícias