Evento online promove ações gratuitas sobre educação financeira para crianças e jovens

Entre os dias 21 e 27 de março, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) realizará a décima edição da Global Money Week (GMW). Esta campanha promove ações gratuitas sobre educação financeira para crianças.

Evento online promove ações gratuitas sobre educação financeira para crianças e jovens
Evento online promove ações gratuitas sobre educação financeira para crianças e jovens (Imagem: Montagem/FDR)

A GMW 2022 será realizada com o seguinte tema: “Construa seu futuro: use seu dinheiro de forma inteligente”. O tema destaca a importância de que os jovens planejem suas finanças, e procurem conhecimento sobre educação financeira.

A campanha tem como público-alvo:

  • Crianças
  • Adolescentes
  • Universitários
  • Jovens adultos (até 29 anos)
  • Professores

A Global Money Week é uma campanha anual sobre a importância de assegurar que os jovens estejam conscientes financeiramente.

A campanha também visa garantir que os jovens estejam gradualmente obtendo conhecimento, atitudes, habilidades e comportamentos necessários para tomar decisões financeiras sólidas. Desse modo, estas pessoas poderão atingir o bem-estar financeiro e resiliência financeira.

O grande objetivo da GMW é capacitar as novas gerações a administrar suas finanças de modo consciente — assim como auxiliar que crianças e jovens compartilhem seus conhecimentos com seus familiares e pessoas próximas.
Em oito edições, a campanha já alcançou mais de 40 milhões de crianças e adolescentes em 175 países.

Todos os eventos sobre educação financeira para crianças e jovens serão gratuitos

Ao longo da GMW 2022, todos os eventos — sobre educação financeira e empreendedorismo para crianças e jovens — serão gratuitos. Preferencialmente, as ações serão feitas de modo online, segundo as condições sanitárias locais, por conta da pandemia de coronavírus.

Na Global Money Week, haverá a realização de oficinas, palestras, debates e outras atividades.

O site da campanha procura ser um hub de conteúdo de educação financeira voltado para crianças e jovens.

Existirá a participação de parceiros — para oferecer os mais diversos conteúdos, como: vídeos curtos (pílulas de conhecimento), cursos EAD, artigos, cartilhas, publicações guias, podcasts, competições, concursos, jogos de educação financeira, e mais.

Assim como aconteceu na Semana Mundial do Investidor, que aconteceu em outubro, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) ainda organizará eventos com outros reguladores estrangeiros.

Ainda está prevista a realização de encontro virtuais entre escolas. O intuito é de abordas temas de interesse de alunos e professores. Sendo assim a campanha está disponível a todas as partes interessadas em contribuir para promover a educação financeira de crianças e jovens.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.