Plataforma dá recompensas e cashback para quem aprender sobre educação financeira

Quer descobrir como está sua saúde financeira? Uma ferramenta da Plataforma Meu Bolso em Dia fornece um diagnóstico individual que auxilia o usuário a verificar suas vulnerabilidades e personalizar estratégias para equilibrar as finanças. 

Como forma de incentivar que conteúdos deste tipo sejam difundidos de maneira ampla para a população, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) lançou um programa de recompensas aos usuários que acessam e aprendem com a plataforma multimídia.

Entre os incentivos oferecidos pelos bancos para aumentar o engajamento e o uso de plataformas sobre finanças e educação financeira estão assessoria financeira, voucher de compras, desconto ou melhores taxas em renegociação de dívidas. 

Nesta plataforma que foi construída em cooperação técnica com o Banco Central e com a ajuda dos bancos, quem acessa irá aprender a respeito de como iniciar investimentos em produtos diferentes, criar uma poupança e realizar um planejamento financeiro.

No caso de quem estiver endividado, a plataforma apresenta saídas para resolver o problema e ainda traz dicas de um plano de pagamento. É possível contar ainda com simuladores que ajudam com que o conteúdo aprendido seja usado na prática.

Usando a inteligência artificial, o usuário recebe recomendações personalizadas de acordo com seu perfil ou com seu problema financeiro. Ao finalizar cada etapa, que engloba leitura de artigos e a participação em cursos e enquetes, o usuário vai acumulando pontos que podem ser usados em benefícios ofertados por bancos cadastrados.

Todo o conteúdo oferecido pela plataforma Meu Bolso Em Dia é totalmente gratuito e o objetivo é chegar a diversos tipo de perfis de população e faixa etária. 

“A plataforma é a mais importante iniciativa da cooperação técnica entre o Banco Central e a Febraban. Ela tem o potencial de levar educação financeira a milhões de cidadãos e agora com o programa de recompensas, o cidadão passa a ter um incentivo adicional para buscar informações e ferramentas para melhorar sua saúde financeira. O investimento em educação financeira demonstra a efetiva resposta das instituições financeiras ao chamado feito pelo Banco Central”, disse Maurício Moura, diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta do Banco Central.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.