Desde que o governo federal anunciou o Auxílio Brasil de R$ 600, isso em julho deste ano, as filas para a inscrição no Cadastro Único aumentaram significativamente. Pensando em trazer uma melhor organização, o Ministério da Cidadania estipulou alguns prazos para quem já está neste sistema, mas precisa de atualização para conseguir manter seus benefícios. Um destes prazos finaliza esse mês.
A inscrição no Cadastro Único é a porta de entrada para uma série de benefícios sociais, oferecidos pelo governo municipal, estadual e federal. Justamente por isso, as famílias que vivem em vulnerabilidade social fazem seu registro neste sistema, e precisam manter todos os dados atualizados. Somente assim o governo vai conseguir enxergar quem são os que necessitam de ajuda.
Além do Auxílio Brasil, outros programas como BPC (Benefício de Prestação Continuada), o Tarifa Social, Carteira do Idosos, vale gás, e tantos outros, somente podem ser acessados através do CadÚnico. Mas é preciso atenção, porque estar nesta plataforma não significa que automaticamente a família vai receber os programas, mas ficarão em uma espécie de “fila de espera”.
Com o aumento de interesse pela inscrição no Cadastro Único, o governo achou por bem estabelecer alguns prazos. O primeiro destinado a averiguação cadastral, quando os dados sobre aquela famílias ao serem comparados com outros portais do governo mostram informações incorretas. Neste caso, pôde ser alterado até agosto. O outro prazo é sobre atualização.
Prazos de atualização da inscrição no Cadastro Único
Ficou definido, de acordo com o Ministério da Cidadania, os seguintes prazos de atualização da inscrição no Cadastro Único:
Para evitar o bloqueio dos benefícios:
- Prazo: 14 de outubro de 2022
Para evitar o cancelamento dos benefícios:
- Prazo: dezembro/2022
Estes prazos são válidos para quem está sem atualizar seus dados desde 2016 ou 2017. Para conferir a situação da família, o titular e representante familiar pode acessar o App CadÚnico, ou o site, e selecionar “Consulta”.
Como atualizar o Cadastro Único
Quem verificou que está com os dados desatualizados, deve comparecer até o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para atualizar a inscrição do Cadastro Único e garantir a permanência dos pagamentos. Para isso, deve levar até a unidade documentos como:
- Documento de identidade de todos os membros da família;
- Comprovante de endereço;
- Comprovante de renda;
- Passar pela entrevista presencial.