Termina nesse mês prazo para atualizar inscrição no Cadastro Único

Desde que o governo federal anunciou o Auxílio Brasil de R$ 600, isso em julho deste ano, as filas para a inscrição no Cadastro Único aumentaram significativamente. Pensando em trazer uma melhor organização, o Ministério da Cidadania estipulou alguns prazos para quem já está neste sistema, mas precisa de atualização para conseguir manter seus benefícios. Um destes prazos finaliza esse mês.

Termina nesse mês prazo para atualizar inscrição no Cadastro Único
Termina nesse mês prazo para atualizar inscrição no Cadastro Único (Imagem: FDR)

A inscrição no Cadastro Único é a porta de entrada para uma série de benefícios sociais, oferecidos pelo governo municipal, estadual e federal. Justamente por isso, as famílias que vivem em vulnerabilidade social fazem seu registro neste sistema, e precisam manter todos os dados atualizados. Somente assim o governo vai conseguir enxergar quem são os que necessitam de ajuda.

Além do Auxílio Brasil, outros programas como BPC (Benefício de Prestação Continuada), o Tarifa Social, Carteira do Idosos, vale gás, e tantos outros, somente podem ser acessados através do CadÚnico. Mas é preciso atenção, porque estar nesta plataforma não significa que automaticamente a família vai receber os programas, mas ficarão em uma espécie de “fila de espera”.

Com o aumento de interesse pela inscrição no Cadastro Único, o governo achou por bem estabelecer alguns prazos. O primeiro destinado a averiguação cadastral, quando os dados sobre aquela famílias ao serem comparados com outros portais do governo mostram informações incorretas. Neste caso, pôde ser alterado até agosto. O outro prazo é sobre atualização.

Prazos de atualização da inscrição no Cadastro Único

Ficou definido, de acordo com o Ministério da Cidadania, os seguintes prazos de atualização da inscrição no Cadastro Único:

Para evitar o bloqueio dos benefícios:

  • Prazo: 14 de outubro de 2022

Para evitar o cancelamento dos benefícios:

  • Prazo: dezembro/2022

Estes prazos são válidos para quem está sem atualizar seus dados desde 2016 ou 2017. Para conferir a situação da família, o titular e representante familiar pode acessar o App CadÚnico, ou o site, e selecionar “Consulta”.

Como atualizar o Cadastro Único

Quem verificou que está com os dados desatualizados, deve comparecer até o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para atualizar a inscrição do Cadastro Único e garantir a permanência dos pagamentos. Para isso, deve levar até a unidade documentos como:

  • Documento de identidade de todos os membros da família;
  • Comprovante de endereço;
  • Comprovante de renda;
  • Passar pela entrevista presencial.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]