As eleições 2022 tiveram início no último domingo, 2 de outubro. Embora cargos como de deputados estaduais e federais, senador e governador já tenham sido preenchidos em várias localidades, o pilar do pleito atual não foi definido. Um segundo turno acontecerá no dia 30 de outubro, quando os eleitores deverão ir novamente às urnas para uma votação decisiva.
No segundo turno das eleições 2022, será escolhido o próximo Presidente da República. Um novo pleito é justificado pelo fato de nenhum dos candidatos terem atingido a quantidade de votos suficiente para se eleger.
No primeiro turno das eleições 2022, Luiz Inácio Lula da Silva reuniu 57.257.651 votos, o equivalente a 48,4%. Já o atual presidente, Jair Bolsonaro, obteve 51.071.139 dos votos, o correspondente a 43,2%.
O candidato eleito em segundo turno toma posse no cargo no próximo dia 1º de janeiro, em cerimônia no Congresso Nacional. Desta vez, o mandato presidencial terá quatro dias a mais, pois uma reforma eleitoral aprovada em 2021 definiu que a posse presidencial será em 5 de janeiro.
Por que as eleições 2022 foram para o segundo turno?
As eleições 2022 terão segundo turno devido ao fato de que, os candidatos à presidência da República não conseguiram mais da metade dos votos válidos. Em situações como essa, a Constituição Federal prevê que a contagem dos votos seja baseada no que se chama de “sistema eleitoral majoritário de dois turnos”.
De acordo com os critérios para ser eleito, não basta que o candidato “x” consiga mais votos que os concorrentes. É preciso obter um alcance superior a 50% dos votos válidos, deixando de lado os votos nulos e brancos. Quando a maioria absoluta dos votos é adquirida no primeiro turno, não há a necessidade de prolongar a votação.
No entanto, se nenhum candidato conseguir tal resultado, surge a necessidade de realizar o segundo turno das eleições 2022. Na ocasião, os dois candidatos mais votados, neste caso para a presidência da República, terão a chance de concorrer novamente ao pleito eleitoral. Desta forma, aquele com a maioria dos votos válidos, presidirá o país durante quatro anos.
Segundo turno das eleições 2022
Com a definição do segundo turno das eleições 2022, os eleitores devem se dirigir novamente às seções eleitorais no domingo do dia 30 de outubro. A votação acontece entre 08h e 17h no horário de Brasília.
Devem votar todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, que serão obrigados a votar no dia 30 de outubro no segundo turno. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.