ELEIÇÕES 2022: entenda como funciona a votação para PRESIDENTE no 2º turno

As eleições 2022 tiveram início no último domingo, 2 de outubro. Embora cargos como de deputados estaduais e federais, senador e governador já tenham sido preenchidos em várias localidades, o pilar do pleito atual não foi definido. Um segundo turno acontecerá no dia 30 de outubro, quando os eleitores deverão ir novamente às urnas para uma votação decisiva. 

ELEIÇÕES 2022: entenda como funciona a votação para PRESIDENTE no 2º turno
ELEIÇÕES 2022: entenda como funciona a votação para PRESIDENTE no 2º turno. (Imagem: Montagem/FDR)

No segundo turno das eleições 2022, será escolhido o próximo Presidente da República. Um novo pleito é justificado pelo fato de nenhum dos candidatos terem atingido a quantidade de votos suficiente para se eleger

No primeiro turno das eleições 2022, Luiz Inácio Lula da Silva reuniu 57.257.651 votos, o equivalente a 48,4%. Já o atual presidente, Jair Bolsonaro, obteve 51.071.139 dos votos, o correspondente a 43,2%

O candidato eleito em segundo turno toma posse no cargo no próximo dia 1º de janeiro, em cerimônia no Congresso Nacional. Desta vez, o mandato presidencial terá quatro dias a mais, pois uma reforma eleitoral aprovada em 2021 definiu que a posse presidencial será em 5 de janeiro.

Por que as eleições 2022 foram para o segundo turno?

As eleições 2022 terão segundo turno devido ao fato de que, os candidatos à presidência da República não conseguiram mais da metade dos votos válidos. Em situações como essa, a Constituição Federal prevê que a contagem dos votos seja baseada no que se chama de “sistema eleitoral majoritário de dois turnos”

De acordo com os critérios para ser eleito, não basta que o candidato “x” consiga mais votos que os concorrentes. É preciso obter um alcance superior a 50% dos votos válidos, deixando de lado os votos nulos e brancos. Quando a maioria absoluta dos votos é adquirida no primeiro turno, não há a necessidade de prolongar a votação.

No entanto, se nenhum candidato conseguir tal resultado, surge a necessidade de realizar o segundo turno das eleições 2022. Na ocasião, os dois candidatos mais votados, neste caso para a presidência da República, terão a chance de concorrer novamente ao pleito eleitoral. Desta forma, aquele com a maioria dos votos válidos, presidirá o país durante quatro anos. 

Segundo turno das eleições 2022

Com a definição do segundo turno das eleições 2022, os eleitores devem se dirigir novamente às seções eleitorais no domingo do dia 30 de outubro. A votação acontece entre 08h e 17h no horário de Brasília

Devem votar todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, que serão obrigados a votar no dia 30 de outubro no segundo turno. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.