A CNH Digital é uma alternativa criada no intuito de facilitar a vida dos condutores, assegurando que tenham sempre a Carteira Nacional de Habilitação em mãos. O documento virtual tem a mesma validade da versão física, pois reúne um conjunto de informações relacionadas ao motorista e respectivos veículos de sua posse.
O aplicativo da CNH Digital é gratuito, e está disponível para todos os condutores desde 2017. É importante saber que, para ter acesso à versão digital da carteira de motorista, é necessário realizar um cadastro no portal do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O cadastro está disponível tanto no site da entidade quanto na própria plataforma.
Feito o cadastro para ter acesso à CNH Digital, basta aguardar o recebimento do link que será enviado para o e-mail informado. Será necessário acessar este endereço eletrônico para ativar a conta. Em seguida, é só fazer login no aplicativo informando o número do CPF e a senha cadastrada.
Destacando que, de acordo com a Portaria do Denatran nº 184, de 17 de agosto de 2017, a CNH Digital deve ser aceita pelas autoridades de segurança, considerando que também tem validade de um documento oficial. Se o agente se recusar a aceitar, o motorista deve registrar uma ocorrência no órgão de trânsito em que o agente trabalha, no próprio Denatran ou ouvidorias.
Todos os documentos contam com um QR Code que garante a autenticidade, bem como uma assinatura digital que concede a validação jurídica. A versão digital do documento está disponível a todos os brasileiros que possuam a CNH física ou o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV).
Vantagens da CNH Digital
- Maior praticidade: o usuário vai ter a Carteira Digital de Trânsito no aparelho celular que já utiliza no dia a dia, com a mesma fé pública do documento em papel.
- Maior segurança: a Carteira Digital traz dados criptografados e assinados digitalmente que asseguram a autenticidade do documento, evitando fraudes e falsificações.
- Mais utilidade: o aplicativo permite criar PDF exportável dos documentos (CNH e CRLV), que juntamente com a assinatura gerada tem o mesmo valor jurídico das versões impressas. Essa identificação poderá ser utilizada por outros serviços de governo eletrônico ou mesmo em situações privadas que exijam a identificação do portador.
- Mais economia: o cidadão poderá economizar com impressões, autenticação e digitalização de cópias ao encaminhar o PDF para órgãos públicos e empresas que já possuam processo eletrônico.