Bolsonaro adere ao METAVERSO para realizar reunião

Na última sexta-feira (5), o presidente Jair Bolsonaro participou de uma reunião no metaverso, um ambiente virtual imersivo. O encontro também contou com a participação do ministro das Comunicações, Fábio Faria, e o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Manual Baigorri.

Bolsonaro adere ao METAVERSO para realizar reunião
Bolsonaro adere ao METAVERSO para realizar reunião (Imagem: Montagem/FDR)

Mesmo que a reunião tenha sido no metaverso, Bolsonaro estava presencialmente no Palácio da Alvorada. Já Faria e Baigorri participaram do polo tecnológico do Vale do Silício, nos Estados Unidos.

O vídeo, em que foi gravada a reunião no metaverso, foi compartilhada pelo presidente nas redes sociais. Em vídeo, o ministro das Comunicações informa que “é a primeira vez que um presidente da República faz uma reunião através do metaverso.

Faria ainda declarou que “todos ficaram impressionados com o que o governo tem feito de inovação nos últimos anos”. Segundo o ministro, no ano passado, o país faturou US$ 2,3 bilhões com jogos.

Pautas abordadas por Bolsonaro no metaverso

Com óculos de realidade virtual, Bolsonaro comentou sobre o setor de jogos no país. O chefe do Executivo destacou que o governo diminuiu impostos para equipamentos utilizados por ‘gamers’ no país.

“Nós sabemos que o número de pessoas que jogam games no Brasil e no mundo é algo fantástico, principalmente jovens, entre jovens, cada vez mais mulheres”, declarou Bolsonaro na reunião.

Bolsonaro ainda parabenizou Faria pelos esforços para implantar a tecnologia 5G no país. Segundo o presidente, “somos referência em toda América do Sul e também para outros países”.

O que é o metaverso?

O metaverso se refere a um ambiente virtual imersivo, hiper-realista e coletivo. Neste local, as pessoas podem se relacionar por meio de avatares customizados em 3D.

Ao utilizar óculos de realidade virtual — que são equipados com sensores e fones de ouvidos —, os participantes podem integrar um mundo digital.

A temática do metaverso passou a chamar mais a atenção das pessoas após o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciar que a companhia passaria a se chamar Meta. O executivo ainda chegou a dizer que a empresa integraria o mercado de realidade aumentada (VA) e de realidade virtual (VR).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio SuehiroSilvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.