Analistas do mercado financeiro MUDAM visão sobre DENIFIÇÃO das Eleições no 1º turno

Pontos-chave
  • Analistas passam a acreditar mais que eleições serão decididas no 2º turno;
  • Lula segue na liderança em pesquisas de intenção de voto;
  • Bolsonaro aposta na PEC dos Auxílios para melhorar a visão entre os brasileiros.

Em meio à estratégia do presidente Jair Bolsonaro (PL) de oferecer a PEC dos Auxílios, que foi aprovada recentemente no Congresso Nacional, para melhorar a visão entre a população, os analistas políticos passaram a diminuir a possibilidade de que as eleições sejam resolvidas no primeiro turno.

Analistas do mercado financeiro MUDAM visão sobre DENIFIÇÃO das Eleições no 1º turno
Analistas do mercado financeiro MUDAM visão sobre DENIFIÇÃO das Eleições no 1º turno (Imagem: FDR)

Conforme a 38ª edição do Barômetro do Poder, iniciativa do InfoMoney, realizada entre os dias 28 e 29 de julho, apenas 8% dos analistas políticos acreditam que as eleições 2022 para presidente serão resolvidas no primeiro turno. Há um mês, o percentual era de 34%.

Este levantamento compila avaliações e perspectivas de especialistas independentes e consultorias de análise de risco político. A apuração acontece mensalmente.

A votação no primeiro turno das eleições acontecerá no dia 2 de outubro, e um domingo. Caso seja necessário, o segundo turno será realizado em 30 de outubro, também em um domingo.

Analistas consideram baixas as chances de resolução das eleições no 1º turno

O levantamento mostrou um aumento no percentual de analistas que consideram baixas as chances de conclusão das eleições presidenciais já no primeiro turno. Entre junho e julho, essa visão aumentou de 40% para 46%.

No caso de quem consideras as chances moderadas de solução no primeiro turno, o patamar saltou de 27% para 46%.

Ao considerar uma escala entre 1 (muito baixa) e 5 (muito alta), a média da probabilidade de finalização das eleições no primeiro turno é de 2,54. Há um mês, a média entre os analistas era de 2,93.

Mesmo com a percepção menor se resolução no primeiro turno, um dos participantes da pesquisa informou que somente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem chance de vencer as eleições 2022 no primeiro turno. Atualmente, de modo geral, o petista vem liderando as pesquisas de intenção de voto.

Como forma de subir nas pesquisas eleitorais, Jair Bolsonaro vem apostando nos reflexos da PEC dos Auxílios na faixa mais pobre da população. Neste grupo de pessoas, inclusive, Lula tem aparecido com maior aceitação.

O atual presidente também vem realizando acenos ao eleitorado feminino. Deste modo, existe a busca de levar a disputa eleitoral para o segundo turno.

Pesquisa eleitoral recente mostra que eleições devem ser decididas no 2º turno

Nesta quarta-feira (3), foi divulgada a nova pesquisa da Quaest Consultoria, contratada pela Genial Investimentos, para as eleições presidenciais 2022. A apuração mostra que Lula lidera nas intenções de voto no primeiro turno, com 44%. Já Bolsonaro aparece com 32%.

Diante deste resultado, a pesquisa descarta a possibilidade de vitória do petista logo no primeiro turno. Isso porque o levantamento tem uma margem de erro de dois pontos percentuais — o que ainda seria insuficiente para chegar aos 50% dos votos necessários.

Lula vem liderando as pesquisas de intenção de voto nas eleições 2022
Lula vem liderando as pesquisas de intenção de voto nas eleições 2022 (Imagem; FDR)

Estas foram as intenções de voto no cenário previsto de primeiro turno das eleições 2022:

  • Lula (PT): 44%
  • Jair Bolsonaro (PL): 32%
  • Ciro Gomes (PDT): 5%
  • André Janones (Avante): 2%
  • Simone Tebet (MDB): 2%
  • Pablo Marçal (Pros): 1%
  • Vera Lúcia (PSTU): 0%
  • Eymael (DC): 0%
  • Felipe D’Avila (Novo): 0%
  • Sofia Manzano (PCB): 0%
  • Luciano Bivar (União Brasil): 0%
  • Leonardo Péricles (UP): 0%
  • Brancos/Nulos/Não vai votar: 6%
  • Indecisos: 6%

Na pesquisa anterior, realizada no início de julho, Lula estava à frente nas intenções de voto com 45%. Já Bolsonaro aparecia com 31%. Sendo assim, ao comparar as duas pesquisas recentes. os dois líderes permaneceram dentro da margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Apesar disso, a pesquisa recente da Quaest mostra que Lula venceria no segundo turno, em todas as simulações realizadas. Em um possível segundo turno contra Bolsonaro, o ex-presidente possui 51% das intenções de voto. Já o atual presidente tem 37%.

Na pesquisa anterior, feita no mês passado, a diferença era de 53% contra 34% a favor de Lula. Deste modo, foi possível observar que Bolsonaro cresceu, nas intenções de voto, acima da margem de erro — ao contrário de Lula.

Para realizar o levantamento recente, a Quaest ouviu 2 mil pessoas, entre os dias 28 e 31 de julho. Essa pesquisa de intenções de voto possui um índice de confiança de 95%.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.