Você ainda usa carteira física? O Google está fazendo de tudo para você ‘aposentá-la’

Cada vez mais estamos usando nosso smartphone para diversas coisas como ouvir música, mandar mensagens, acessar a internet, fazer pagamentos e muito mais. Neste sentido, o Google esperar ter conseguido avançar mais com o lançamento da Carteira Google, que chega ao mercado nacional e em alguns outos países.

publicidade

A Carteira Google está disponível para Android e WearOS, e é um aplicativo gratuito que permite que vários itens digitais como cartões de crédito, débito e fidelidade, comprovantes de vacina, bilhetes de transporte e ingressos para eventos, sejam integrados sem limite de armazenamento.

“Nossa grande ambição é poder substituir a carteira física. Queremos que os usuários possam guardar, dentro dessa carteira digital, qualquer documento que precise”, explicou  ao InfoMoney Natacha Litvinov, executiva do time de estratégias e operações do Google Pay.

A novidade do Google tem cerca de 15 parceiros no Brasil, entre bancos, emissores de cartões e bandeiras, como Bradesco, Banco do Brasil, Caixa, Itaú, Inter, Nubank, XP, Visa, Mastercard, ELO, Ministério da Saúde (através do DATASUS) e ingresso.com.

publicidade

Segurança 

Diante do crescimento do roubo de celulares em cerca de 40%, entre os meses de janeiro e abril apenas na capital paulista, a carteira Google possui um sistema de segurança. Se acontecer do aparelho ser roubado, o usuário consegue achar, bloquear ou apagar o aparelho utilizando o Encontrar meu dispositivo”.

“Justamente por uma questão de segurança, nenhuma das informações está guardada na nuvem e só é possível acessar por meio de biometria ou pela chave pessoal do usuário”, disse Litvinov ao InfoMoney.

De acordo com dados obtidos pelo Google, apenas no último ano, as pesquisas por pagamento sem contato aumentaram 24%, mostrando um evidente interesse dos brasileiros por esta nova forma de pagamento. Os pagamentos sem contato responderam por cerca de 1/3 das transações em março de 2022, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

A Google LLC é uma empresa de tecnologia multinacional americana que se concentra em inteligência artificial, tecnologia de mecanismos de pesquisa, publicidade online, computação em nuvem, software de computador, computação quântica, comércio eletrônico e eletrônicos de consumo.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.