O Mercado Livre anunciou recentemente a criação de sua própria criptomoeda, a “Mercado Coin” que integra o programa de fidelidade para usuários da plataforma, a maior empresa de comércio eletrônico da América Latina.
De acordo com a plataforma, os usuários receberão “Mercado Coins” como cashback ao adquirirem produtos no marketplace. Com isso, será possível usar a moeda digital, que obedece o padrão de token ERC-20, da Ethereum, para novas compras ou para negociá-la através do braço de serviços financeiros da companhia, o Mercado Pago.
A criptomoeda do Mercado Livre tem um valor correspondente a R$0,56, mas este valor pode ser ampliado ou reduzido de acordo com a demanda.
Esta novidade é fruto de uma parceria entre o Mercado Livre e a Ripio, uma das mais importantes plataformas de critptoativos da América Latina. A exchange fica encarregada da segurança dos ativos e das transações de compra e venda.
O vice-presidente sênior do Mercado Livre no Brasil, Fernando Yunes disse que a cripto da empresa será uma ferramenta “inovadora”, criada para estimular o programa de fidelidade da companhia, trazendo mais valor nas recompensas aos usuários ao efetuar compras na plataforma.
Como acessar as Mercado Coin
Os usuários do Mercado Livre conseguem acessar a “Mercado Coin” de duas maneiras:
- Sempre que ele comprar algum produto que possua o logo da Mercado Coin. Ao comprar, ele receberá uma porcentagem do preço do anúncio em Mercado Coins em forma de cashback. Ao receber, é possível conferir as criptos na carteira digital do Mercado Pago;
- Quem quiser também pode comprar Mercado Coins na seção Criptomoeda da plataforma do Mercado Pago.
A cripto não expira e somente pode ser usada para obter descontos em compras. Não é preciso que o cliente possua uma conta no Mercado Pago para usar a moeda, somente caso ele deseje vender as criptomoedas, que serão negociadas somente através deste sistema.
Não existe uma quantia estabelecida de criptos que serão concedidas por compra. A quantidade será determinada segundo a gestão comercial da plataforma. Em datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Pais ou Black Friday, por exemplo, os clientes poderão obter mais Mercado Coins em cada compra.