Estes foram os fundos de investimentos mais RENTÁVEIS desta categoria

Ao longo dos anos, somente alguns gestores brasileiros de fundos multimercados, uma das categorias de fundos de investimentos, conseguiram proporcionar retornos consistentes e elevados. O estudo foi realizado pela XP, e apurado pelo Valor.

Estes foram os fundos de investimentos mais RENTÁVEIS desta categoria
Estes foram os fundos de investimentos mais RENTÁVEIS desta categoria (Imagem: Montagem/FDR)

Para realizar o levantamento, a XP levou em conta somente os fundos multimercados com mais de dez anos de patrimônio líquido médio acima de R$ 100 milhões nos últimos cinco anos. Diante disso, o estudo apontou os cinco fundos do país, desta classe dos fundos de investimentos, mais rentáveis.

Ao considerar o retorno anual desde o início, estes foram os fundos multimercados com melhores resultados:

  1. Verde (início em 1997): 23,2%
  2. SPX Raptor (início em 2010): 20,1%
  3. Giant Zarathustra (início em 2012): 15,6%
  4. Kapitalo Zeta (início em 2010): 14,9%
  5. Kadima High Vol (início em 2012): 13,7%

Já ao levar em conta os ganhos extras da categoria de fundos de investimentos em relação ao CDI ao ano, desde os respectivos lançamentos, estes foram os fundos que se destacaram:

  1. SPX Raptor (início em 2010): 11,7%
  2. Verde (início em 1997): 10,1%
  3. Giant Zarathustra (início em 2012): 7,4%
  4. Kapitalo Zeta (início em 2010): 6,4%
  5. Kadima High Vol (início em 2012): 5,5%

O estudo da XP foi realizado com base em dados da Quantum Axis. Foram considerados os retornos até o dia 31 de julho deste ano.

Renda Fixa vs Variável: Qual a melhor opção para pequenos investimentos?

Conforme o levantamento, um dos fundos multimercados mais rentáveis e longevos da história é o Verde, da gestora Verde, fundada por Luiz Stuhbelger. Outro fundo que se destacou foi o SPX Raptor, da gestora SPX, de Rogério Xavier.

A categoria analisada dentro dos fundos de investimentos

Os fundos multimercados são um dos tipos de fundos de investimentos existentes. Esta classe realiza investimentos em variados mercados — tanto em renda fixa quanto em renda variável.

Estes fundos podem ser administrados por um grupo de especialistas ou por uma única pessoa. O cuidador deste fundo de investimento aloca em variadas modalidades de aplicação.

Para investir nesta modalidade, o interessado deve abrir conta em alguma corretora de valores. Além disso, o cidadão precisa verificar quais são os fundos disponibilizados pela instituição — para constatar se a opção de interesse pode ser acessada pela respectiva plataforma.

Antes da aplicação, contudo, o interessado precisa ver se os ativos presentes no fundo multimercado, se adequam ao próprio perfil e aos objetivos.

Confira a calculadora de investimentos:

YouTube video player
Silvio SuehiroSilvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile