ELEIÇÕES 2022: prazo para solicitar o VOTO EM TRÂNSITO se encerra NESTA semana

Os brasileiros que não estarão no município em que seu colégio eleitoral está instalado, ou seja, na cidade em que devem votar, podem acionar o voto em trânsito. No entanto, o prazo para solicitar esta transferência a tempo de participar das eleições 2022 termina na próxima quinta-feira (18). O pedido não pode ser feito online, por isso o eleitor deve se programar para o processo presencial.

ELEIÇÕES 2022: prazo para solicitar o VOTO EM TRÂNSITO se encerra NESTA semana
ELEIÇÕES 2022: prazo para solicitar o VOTO EM TRÂNSITO se encerra NESTA semana (Imagem: FDR)

Termina no dia 18 de agosto o prazo para que os eleitores compareçam a um cartório eleitoral com o intuito de solicitar o voto em trânsito. O procedimento vale para aqueles que já têm a certeza de que no dia 2 de outubro, quando acontece o primeiro turno das eleições 2022, não estarão no município em que precisam votar.

O procedimento também vale para quem no dia 30 de outubro, data marcada para um possível segundo turno, também não estará na sua cidade de votação. Dessa forma, a Justiça Eleitoral dá ao eleitor a oportunidade de votar em outro local, sem perder seu direito de exercer sua cidade e fazer sua escolha política.

No primeiro turno os brasileiros devem ir às urnas para escolher entre os candidatos para os seguintes cargos:

Para o segundo turno existem duas opções de escolha, para governador e presidente do país. Os demais cargos são eleitos logo no primeiro turno, porque não há empate técnico entre eles.

Condições para votar em trânsito

Embora haja a opção de votar em trânsito, algumas regras devem ser seguidas para que o cidadão consiga participar das eleições 2022. De acordo com a Justiça Eleitoral foram estabelecidas condições como:

Quem está em dúvida se a cidade que vai estar nos dias 2 e 30 de outubro como válidas para o voto em trânsito, podem fazer a consulta no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Como pedir para votar em outra cidade nas eleições 2022

O pedido de voto em trânsito para as eleições 2022 acontece de forma presencial, devendo o eleitor comparecer em um cartório eleitoral. Para fazer a solicitação é necessário apresentar um documento original de identificação com foto, como RG, carteira de trabalho ou passaporte.

Podem ser escolhidas cidades diferentes para o primeiro ou segundo turno. Além disso, a transição do voto não muda o colégio eleitoral do cidadão, isso significa que nas próximas eleições volta a ser exigido o voto na sua cidade original. Quem não comparecer para o voto precisará justificar sua ausência.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile