- Governo informou que não são todas as famílias que receberão o cartão do Auxílio Brasil neste primeiro momento;
- O cadastro da senha pode ser presencial ou online, no Caixa Tem;
- Novidade do cartão é a função débito que libera compras presenciais.
Neste primeiro momento, pouco mais de 3,2 milhões de beneficiados foram contemplados com o recebimento do cartão do Auxílio Brasil. De acordo com o governo federal as expectativas são de que 6,6 milhões de famílias recebam o documento na primeira remessa de impressões. O primeiro acesso ao cartão também depende do cadastro de uma senha. Confira como fazer.
Atualmente, dois grupos têm acesso ao pagamento do programa: aqueles vindos do Bolsa Família, e quem foi incluso no Auxílio Brasil a partir do início do programa em janeiro deste ano. Até junho, o saque do pagamento acontecia exclusivamente pelo cartão do Bolsa Família, mas agora também passa a contar com o cartão do Auxílio Brasil.
A movimentação do saldo por meio do Caixa Tem, e o saque presencial nas agências da Caixa Econômica ou casas lotéricas apresentando um documento oficial com foto, permanecem valendo. O uso do cartão do Bolsa Família também continua sendo permitido, isso até que todos os cartões sejam trocados.
Informações repassadas pelo colunista Guilherme Amado, do portal Metrópoles, mostraram que o governo federal gastou R$ 93 milhões para fazer a troca de cartões. Enquanto uma reportagem do portal UOL trouxe números maiores, informando que a mudança custou R$ 130 milhões aos cofres públicos.
Além de tirar o logotipo do Bolsa Família, programa criado durante o governo Lula (PT) em 2003, o novo cartão do Auxílio Brasil traz mais tecnologia. O documento tem a função de débito, o que permite a compra em pontos comerciais e o saque em banco 24 horas.
Quem vai receber o cartão do Auxílio Brasil?
Até julho de 2022 o Auxílio Brasil contava com pouco mais de 18,1 milhões de famílias beneficiadas, de acordo com o Ministério da Cidadania não são todas estas que receberão o cartão. O repasse do documento será gradual, totalizando 6,6 milhões neste primeiro momento, sendo que 3,3 milhões já foram distribuídos.
De acordo com informações do Ministério, estão sendo contemplados com o envio do cartão do Auxílio Brasil:
- Famílias que recebem o benefício na modalidade poupança social digital e tiveram o benefício concedido a partir de novembro de 2021;
- Dando prioridade para os municípios que não apresentam canal de pagamento da Caixa ou àqueles que têm unidades de pagamento mais sobrecarregadas.
O cartão está sendo enviado no endereço da família conforme os dados inseridos no Cadastro Único. Quem desejar pode rastrear o envio do cartão do Auxílio Brasil por meio da central de atendimento da Caixa, pelo telefone 4004-0104 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-1040104 (demais regiões).
Como cadastrar senha do cartão do Auxílio Brasil
Aqueles que foram inclusos na primeira remessa de distribuição do cartão do Auxílio Brasil e já estão com os documentos em mãos, podem fazer o cadastro de sua senha. O titular do benefício tem a opção de fazer esse registro de forma online ou presencial.
Online usando o aplicativo Caixa TEM:
- Acesse o Caixa Tem e faça login com CPF e senha;
- Clique na opção “Auxílio Brasil” e “Autorizar acesso”;
- Dentre as alternativas selecione “Criar senha do cartão”;
- Informe a sequência numérica que desejar e confirme.
Presencial:
- Agências da Caixa Econômica Federal;
- Unidades das casas lotéricas.
Assim que a senha for criada o acesso já está liberado, a dica é fazer o uso inicial em agências da Caixa nos caixas eletrônicos. Dessa forma, qualquer dúvida pode ser resolvida no mesmo local.
Vale dizer que não é necessário fazer um pedido formal no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para receber o cartão do Auxílio Brasil, o Ministério da Cidadania é quem seleciona os contemplados.
Informações disponíveis no cartão
Além de trazer como grande novidade a função débito que permite compras em pontos comerciais, como mercados, farmácias, lojas e etc., o cartão do Auxílio Brasil traz informações sobre o benefício.
Na parte da frente:
- Identificação do Programa Auxílio Brasil
- Número do cartão
- NIS do Responsável Familiar (RF)
- Nome do RF
- Validade do cartão
- Número da conta
Na parte de trás:
- Canais de atendimento do Ministério da Cidadania e da Caixa
- Nomes da Caixa e Ministério da Cidadania
- Bandeira do Caixa Aqui
- QR Code
- Bandeira do banco 24Horas
- Bandeira da Elo ou Visa
Junto com o documento também enviado um portão cartão com informações sobre o uso e calendário de pagamentos do auxílio.