CARTÃO do AUXÍLIO BRASIL: siga esse passo a passo para CADASTRAR sua senha no CAIXA TEM

Pontos-chave
  • Governo informou que não são todas as famílias que receberão o cartão do Auxílio Brasil neste primeiro momento;
  • O cadastro da senha pode ser presencial ou online, no Caixa Tem;
  • Novidade do cartão é a função débito que libera compras presenciais.

Neste primeiro momento, pouco mais de 3,2 milhões de beneficiados foram contemplados com o recebimento do cartão do Auxílio Brasil. De acordo com o governo federal as expectativas são de que 6,6 milhões de famílias recebam o documento na primeira remessa de impressões. O primeiro acesso ao cartão também depende do cadastro de uma senha. Confira como fazer.

CARTÃO do AUXÍLIO BRASIL: siga esse passo a passo para CADASTRAR sua senha no CAIXA TEM
CARTÃO do AUXÍLIO BRASIL: siga esse passo a passo para CADASTRAR sua senha no CAIXA TEM (Imagem: FDR)

Atualmente, dois grupos têm acesso ao pagamento do programa: aqueles vindos do Bolsa Família, e quem foi incluso no Auxílio Brasil a partir do início do programa em janeiro deste ano. Até junho, o saque do pagamento acontecia exclusivamente pelo cartão do Bolsa Família, mas agora também passa a contar com o cartão do Auxílio Brasil.

A movimentação do saldo por meio do Caixa Tem, e o saque presencial nas agências da Caixa Econômica ou casas lotéricas apresentando um documento oficial com foto, permanecem valendo. O uso do cartão do Bolsa Família também continua sendo permitido, isso até que todos os cartões sejam trocados.

Informações repassadas pelo colunista Guilherme Amado, do portal Metrópoles, mostraram que o governo federal gastou R$ 93 milhões para fazer a troca de cartões. Enquanto uma reportagem do portal UOL trouxe números maiores, informando que a mudança custou R$ 130 milhões aos cofres públicos.

Além de tirar o logotipo do Bolsa Família, programa criado durante o governo Lula (PT) em 2003, o novo cartão do Auxílio Brasil traz mais tecnologia. O documento tem a função de débito, o que permite a compra em pontos comerciais e o saque em banco 24 horas.

Quem vai receber o cartão do Auxílio Brasil?

Até julho de 2022 o Auxílio Brasil contava com pouco mais de 18,1 milhões de famílias beneficiadas, de acordo com o Ministério da Cidadania não são todas estas que receberão o cartão. O repasse do documento será gradual, totalizando 6,6 milhões neste primeiro momento, sendo que 3,3 milhões já foram distribuídos.

De acordo com informações do Ministério, estão sendo contemplados com o envio do cartão do Auxílio Brasil:

  • Famílias que recebem o benefício na modalidade poupança social digital e tiveram o benefício concedido a partir de novembro de 2021;
  • Dando prioridade para os municípios que não apresentam canal de pagamento da Caixa ou àqueles que têm unidades de pagamento mais sobrecarregadas.

O cartão está sendo enviado no endereço da família conforme os dados inseridos no Cadastro Único. Quem desejar pode rastrear o envio do cartão do Auxílio Brasil por meio da central de atendimento da Caixa, pelo telefone 4004-0104 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-1040104 (demais regiões).

Como cadastrar senha do cartão do Auxílio Brasil

Aqueles que foram inclusos na primeira remessa de distribuição do cartão do Auxílio Brasil e já estão com os documentos em mãos, podem fazer o cadastro de sua senha. O titular do benefício tem a opção de fazer esse registro de forma online ou presencial.

Online usando o aplicativo Caixa TEM:

  • Acesse o Caixa Tem e faça login com CPF e senha;
  • Clique na opção “Auxílio Brasil” e “Autorizar acesso”;
  • Dentre as alternativas selecione “Criar senha do cartão”;
  • Informe a sequência numérica que desejar e confirme.

Presencial:

  • Agências da Caixa Econômica Federal;
  • Unidades das casas lotéricas.

Assim que a senha for criada o acesso já está liberado, a dica é fazer o uso inicial em agências da Caixa nos caixas eletrônicos. Dessa forma, qualquer dúvida pode ser resolvida no mesmo local.

Vale dizer que não é necessário fazer um pedido formal no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para receber o cartão do Auxílio Brasil, o Ministério da Cidadania é quem seleciona os contemplados.

Informações disponíveis no cartão

Além de trazer como grande novidade a função débito que permite compras em pontos comerciais, como mercados, farmácias, lojas e etc., o cartão do Auxílio Brasil traz informações sobre o benefício.

Na parte da frente:

  • Identificação do Programa Auxílio Brasil
  • Número do cartão
  • NIS do Responsável Familiar (RF)
  • Nome do RF
  • Validade do cartão
  • Número da conta

Na parte de trás:

  • Canais de atendimento do Ministério da Cidadania e da Caixa
  • Nomes da Caixa e Ministério da Cidadania
  • Bandeira do Caixa Aqui
  • QR Code
  • Bandeira do banco 24Horas
  • Bandeira da Elo ou Visa

Junto com o documento também enviado um portão cartão com informações sobre o uso e calendário de pagamentos do auxílio.

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Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]