Saiba como receber o cartão do Auxílio Brasil na sua casa

Na sexta-feira, 17, os depósitos do Auxílio Brasil voltam a ser feitos na conta poupança do Caixa Tem. Recentemente, novos beneficiários foram incluídos no programa, mas ainda não possuem o cartão para realizar os saques em espécie. 

Saiba como receber o cartão do Auxílio Brasil na sua casa
Saiba como receber o cartão do Auxílio Brasil na sua casa. (Imagem: FDR)

O programa começou a pagar uma mensalidade fixa, cujo valor mínimo é R$ 400 desde o mês passado. Apesar de o Caixa Tem ter sido padronizado como via de pagamentos por um determinado tempo, os beneficiários contam com mais flexibilidade na hora de receber o benefício. 

Entre as recentes mudanças no texto do Auxílio Brasil, está a possibilidade de o beneficiário escolher o modo de recebimento do benefício. Agora, ele poderá optar pelo recebimento em bancos privados caso possua conta corrente ou poupança em algum deles.

Cartão do Auxílio Brasil 

Apesar de o cartão do antigo Bolsa Família ainda ter validade no que compete aos saques do Auxílio Brasil, novos cartões atualizados já começaram a ser distribuídos entre as famílias recém incluídas no programa. O acesso à ferramenta será gradativo. 

O cartão do Auxílio Brasil será enviado pelos Correios e entregue diretamente no endereço do que o beneficiário registrou no Cadastro Único (CadÚnico). Portanto, não há nenhuma iniciativa de solicitação da ferramenta a ser tomada para receber o cartão do Auxílio Brasil. 

O que o beneficiário pode fazer é manter a inscrição no CadÚnico atualizada. Mudanças de endereço, telefone ou composição do grupo familiar são essenciais e às quais é preciso ter bastante atenção. 

Destacando que o Governo Federal emite o cartão do Auxílio Brasil em nome do responsável pela família para realizar o saque do benefício. Quem recebia o extinto Bolsa Família já possui um cartão e poderá continuar usando para realizar os procedimentos bancários.

O usuário tem um prazo máximo de 120 dias para movimentar os valores do Auxílio Brasil. Caso até esse prazo ele não utilize o recurso, o dinheiro voltará de forma automática para o governo. Mas se você é um beneficiário novo e ainda não possui nenhum dos dois cartões, não se preocupe, pois mesmo sem o cartão é possível movimentar o valor em conta, inclusive fazer o saque sem o cartão. 

Saque o Auxílio Brasil sem o cartão

Para realizar o saque sem cartão do Auxílio Brasil é preciso acessar a conta poupança social digital pelo aplicativo Caixa Tem. A plataforma permite que o beneficiário use o dinheiro para realizar pagamentos online via Pix, TED, DOC, QR Code, fazer compras com o cartão de débito virtual e muito mais. 

Também é possível gerar um código para realizar o saque sem cartão em qualquer agência bancária ou casa lotérica. No entanto, é preciso ser ágil, pois o código tem validade de apenas uma hora. Se o tempo passar, o código irá expirar e um novo precisará ser gerado.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.