XP volta a ter boa perspectiva para o crescimento econômico do Brasil

Em maio, o setor de serviços cresceu 0,9% em relação ao mês anterior, segundo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em meio a esse resultado positivo, a XP passou a ter melhor perspectiva para o crescimento econômico do Brasil.

XP volta a ter boa perspectiva para o crescimento econômico do Brasil
XP volta a ter boa perspectiva para o crescimento econômico do Brasil (Imagem: Montagem/FDR)

Nos últimos quatro meses, este foi o terceiro resultado positivo do setor de serviços. Neste período, o volume de serviços prestados no Brasil acumulou ganho de 3,3%. No mês anterior, o segmento tinha registrado uma queda de 0,1%.

Com o resultado de maio, o setor de serviços no Brasil se encontra 8,4% acima do nível pré-pandemia de coronavírus, observado em fevereiro de 2020. Apesar disso, o indicador recente está 2,8% abaixo do patamar de novembro de 2014 — maior nível da série histórica da pesquisa.

Em relação ao mesmo mês do ano passado, o volume de serviços subiu pela décima quinta vez seguida — na série sem ajuste sazonal. A melhora foi de 9,2% ante maio de 2021.

Todas as atividades analisadas pelo IBGE registraram aumento em maio:

  • Serviços prestados às famílias: 1,9%
  • Serviços de informação e comunicação: 0,9%
  • Serviços profissionais, administrativos e complementares: 1%
  • Transporte, serviços auxiliares aos transportes e correio: 0,9%
  • Outros serviços: 3,1%

XP tem melhor perspectiva para o crescimento econômico do Brasil

Por conta do crescimento acima do previsto do setor de serviços, a XP aumentou a previsão de elevação do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, de 0,8% para 0,9%.

Em comentário assinado pelo economista Rodolfo Margato, a corretora destaca a melhora generalizada do setor de serviços. Houve elevação de receita real também acima das estimativas (9,2% contra 9,0%).

Isso porque, em maio, todos os cinco grupos pesquisados subiram na comparação mensal. A corretora ainda citou a força dos serviços prestados às famílias.

Segundo o economista, “o afrouxamento das políticas de restrição de mobilidade, em conjunto com o aumento da renda disponível das famílias continuam a impulsionar a demanda por esses serviços no curto prazo”.

Margato afirma que, além da reabertura da economia brasileira, essa dinâmica positiva “reflete o crescimento do comércio eletrônico e o aumento das exportações, principalmente de produtos do agronegócio e mineração, e a recuperação, ainda que gradual, da indústria de transformação”.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.