Brasil é o país que mais promove inclusão financeira digital

De acordo com um novo relatório da Comscore que recebeu o nome de “Panorama Digital dos Serviços Financeiros”, as mudanças nos hábitos de consumo que a sociedade passou nos últimos dois anos também impactaram o uso dos serviços financeiros no Brasil e na América Latina. Em 2021, os acessos a domínios de internet banking aumentaram, chegando ao patamar de 200 mil visitantes únicos em janeiro deste ano.

O internet banking foi a categoria mais acessada na América Latina no ano passado em comparação com outros serviços, como meios de pagamento, orientação financeira, taxas, investimentos e seguros. Em nosso país, o alcance dos domínios digitais dos bancos é o mais alto em toda a região englobando 77,3% de toda população online. No Chile, essa taxa chega a 66,3% e, na Argentina, o alcance é 65,4%.

Por conta da vastidão de sua população, o País também lidera a audiência a serviços digitais de bancos, fintechs e meios de pagamento na região. Neste sentido, a análise da Comscore indica que as cinco instituições com maior alcance no Brasil são Caixa, Nubank, Itaú, PicPay e Banco do Brasil. Além disso, seguindo a tendência geral da preferência mobile, 92% dos brasileiros acessam os serviços financeiros via celulares e dispositivos móveis.

“De maneira geral, apesar da tendência norte-americana de consumo digital via multiplataformas, o consumo em dispositivos móveis ainda predomina nos países na América Latina. Na região, o Brasil não apenas é o país com a maior população digital, mas também é onde os consumidores passam mais tempo conectados aos celulares – nove em cada 10 pessoas que consomem os conteúdos digitais o fazem por meio do celular, o que representa um crescimento de 6% entre janeiro 2020 e janeiro de 2022”, destaca Ingrid Veronesi, diretora sênior da Comscore para Brasil.

Falando sobre o perfil dos usuários, a análise de Comscore registrou, ainda, que os consumidores que acessam serviços financeiros online compartilham a audiência com os setores imobiliário (80,4%), automotivo (68,6%), de viagem (67,6%), do governo (63%), de varejo (57,9%) e de tecnologia (56%).

Comscore

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Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.