Título de capitalização é investimento? Como funciona este produto financeiro?

Pontos-chave
  • Um título de capitalização é um modo de poupar e participar de sorteios;
  • Esse produto é oferecido por instituições financeiras;
  • Essa opção conta com alguns pontos negativos para quem participa.

De modo geral, o título de capitalização atrai pessoas que buscam poupar dinheiro para alguma finalidade e, ao mesmo tempo, tentam concorrer a sorteios. Normalmente, a participação neste produto financeiro acontece por recomendação de algum gerente de banco.

FDR Responde: Título de capitalização é investimento? Como funciona este produto financeiro?
FDR Responde: Título de capitalização é investimento? Como funciona este produto financeiro? (Imagem: Montagem/FDR)

O que é um título de capitalização?

Um título de capitalização é um título de crédito comercializado por bancos e empresas de capitalização. Neste tipo de produto financeiro, o participante pode concorrer a prêmios.

Na data de vencimento do título, a pessoa terá a possibilidade de resgatar os valores adicionados acrescidos de reajustes, com desconto de despesas de administração.

Título de capitalização é investimento?

Por mais que muitos vejam os títulos de capitalização como isso, eles não são uma modalidade de investimento.

Esses títulos são produtos da área de seguros. Devido a isso, eles são regulamentados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), ligada ao Ministério da Fazenda.

Há vários tipos de título de capitalização oferecidos pelos bancos. Contudo, a grande parte segue o mesmo padrão. A segurança desse produto financeiro está na segurança da própria instituição.

Desse modo, o título de capitalização não é protegido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) — que protege aplicações de renda fixa. Por conta disso, caso o banco passe por algum problema, o participante pode perder todo o dinheiro aplicado no respectivo título de capitalização.

Como o dinheiro pode ser resgatado em datas específicas (data de vencimento ou de carência), os títulos de capitalização se tornam inviáveis, por exemplo, para criar uma reserva de emergência.

Além disso, o título de capitalização tem rentabilidade abaixo da poupança. Ainda vale destacar que a própria poupança, mesmo oferecendo rentabilidade acima desse produto financeiro, também oferece retorno abaixo de diversos investimentos seguros disponíveis no mercado.

Como funciona o título de capitalização?

O título de capitalização funciona como um tipo de poupança compulsória. Isso porque, para viabilizar o pagamento da aplicação, o banco se responsabiliza pelo débito do dinheiro da conta do participante.

De forma geral, existem três formas de pagamento de títulos:

  • Pagamento único: realizado na compra do título;
  • Pagamento mensal: com débitos programados pelo banco ao longo de todo o período da aplicação (obrigatórios para títulos com 12 meses de vigência);
  • Pagamento periódico: conforme os prazos estabelecidos pelo cliente (válido somente para títulos com vigência acima de 12 meses).

Cabe ressaltar que, nesses pagamentos, são descontados o custeio do prêmio oferecido e despesas administrativas envolvidas no título de capitalização.

A rentabilidade do título de capitalização

Normalmente, esse produto financeiro tem sua rentabilidade atrelada à Taxa Referencial (TR). Além disso, no momento de firmar o contrato, também é estabelecida uma taxa de juros. Nessas situações, essa taxa pode ser variável.

Com relação à rentabilidade dos títulos de capitalização, ainda vale lembrar que ela é aplicada somente sobre uma parte do dinheiro.

O título de capitalização se enquadra na área de seguros
O título de capitalização se enquadra na área de seguros (Imagem: Montagem/FDR)

Sorteios do título de capitalização

Para participar dos sorteios, a pessoa deve estar em dia com os pagamentos do título. Esses sorteios são acompanhados por um auditor independente. As datas precisam ser informadas antecipadamente para os titulares. Desse modo, será possível acompanhar, caso queiram, presencialmente.

Caso a pessoa compre um título de capitalização, o ideal é que o cidadão seja sorteado dentro do prazo de vigência — para que seja maior a rentabilidade sobre o dinheiro aplicado. Por outro lado, se isso não acontecer, o rendimento não pode ser comparável com outros investimentos disponíveis no mercado.

Resgate do dinheiro aplicado no título de capitalização

Alguns títulos de capitalização possuem prazo de carência — ou seja, um prazo mínimo para fazer o resgate.

Caso o participante solicite o resgate nesse período ou caso o título seja cancelado, o pagamento acontecerá somente quando acabar o prazo de carência, e será proporcional às quantias pagas menos os descontos definidos pela quebra de contrato.

Já caso a solicitação do resgate aconteça depois do prazo de carência, mas antes da data de vencimento, a quantia resgatada será proporcional ao período de pagamento.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.