Estas são as empresas mais valiosas do mundo

O levantamento BranZ 2022, realizado pelo Kantar, revelou as empresas mais valiosas do mundo. Liderando a lista aparece a gigante da tecnologia Apple, que segundo a pesquisa, está prestes a se tornar a primeira marca a atingir o patamar de trilhões de dólares, com um valor de marca de US$ 947,1 bilhões.

Logo depois da Apple, aparece o Google, que segundo o Kantar Ibope, é “um dos destaques de crescimento mais rápidos na classificação”. A pesquisa mostrou que a empresa obteve um incremento no valor de marca de 79%, ou de US$ 819,6 bilhões.

A pesquisa mostrou ainda que o valor combinado das 100 marcas mais valiosas do mundo aumentou 23% em 2021, o que revela um crescimento de US$8,7 trilhões.

Apenas uma marca da América Latina entrou no ranking, o Mercado Livre, que se torna a empresa argentina pioneira na listagem desde 2006, ano de criação do BrandZ.

TOP 10

Fora as empresas citadas, no top 10 de 2022 apareceram também a Amazon, que caiu duas posições e ficou em terceiro, a Microsoft e a Tencent, que permaneceram na quarta e na quinta colocação; e o Facebook que despencou duas posições e agora ocupa o oitavo lugar.

Também aparece nas primeiras posições a famosa rede de fast food McDonald’s, que cresceu três posições, indo para o sexto lugar; a bandeira de cartões Visa, que agora ocupa o sétimo lugar, e o e-commerce chinês Alibaba, que caiu duas posições e está em nono neste ano.

Fechando o top 10 aparece a Louis Vuitton, famosa fabricante de produtos de luxo, que subiu 11 posições e obteve um incremento de 64% no valor de marca. A marca agora se firma como a primeira europeia a ocupar o ranking com as 10 maiores marcas globais desde 2010.

Top 10

Posição no ranking 2022 Marca Mudança na classificação País de origem Valor da marca em 2022 (US$ mi) Valor da marca em 2021 (US$ mi) % de mudança do valor da marca 2022 vs. 2021
1 Apple 1 Estados Unidos 947.062 611.997 55%
2 Google 1 Estados Unidos 819.573 457.998 79%
3 Amazon -2 Estados Unidos 705.646 683.852 3%
4 Microsoft 0 Estados Unidos 611.460 410.271 49%
5 Tencent 0 China 214.023 240.931 -11%
6 McDonald’s 3 Estados Unidos 196.526 154.921 27%
7 Visa 1 Estados Unidos 191.032 191.285 0%
8 Facebook -2 Estados Unidos 186.421 226.744 -18%
9 Alibaba -2 China 169.966 196.912 -14%
10 Louis Vuitton 11 França 124.273 75.730 64%
YouTube video player
Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile