Segurado do INSS pode sacar a segunda parcela do 13º salário até o fim do mês

Pago desde abril, o 13° salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi antecipado mais uma vez. A iniciativa começou durante a pandemia de Covid-19 com o objetivo de movimentar a economia do país. Atualmente, os segurados do INSS podem receber a segunda parcela do abono. 

Segurado do INSS pode sacar a segunda parcela do 13º salário até o fim do mês
Segurado do INSS pode sacar a segunda parcela do 13º salário até o fim do mês (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Para quem recebe até um salário mínimo a segunda parcela do 13° começou a ser repassada em 25 de maio. Os que têm ganhos superiores ao piso nacional recebem desde o dia 1° de junho.

Os dois grupos terão o calendário de repasses encerrado nesta terça-feira, 7. Mas isso não significa que o valor não poderá ser movimentado ou sacado após esse período.

A quantia é depositada na conta comum em que o segurado recebe o seu benefício normalmente. Inclusive o calendário também equivale ao mesmo que é destinado aos demais pagamentos do ano.

Valor da segunda parcela do 13° salário do INSS

Nesta segunda parcela do 13° salário repassado pelo INSS, o cidadão recebe 50% do abono, mas pode ter desconto. Isso porque, aqueles que são contribuintes do Imposto de Renda terão a quantia referente ao pagamento debitada da parcela.

Os demais receberão os 50% normalmente, assim como aconteceu no repasse da primeira parcela. Isso significa que o cidadão tem acesso ao seu salário integral e o adicional do 13°.

Quem recebe o abono do 13° salário

A primeira regra é que o cidadão tenha recebido salário do INSS por pelo menos um mês, ou seja, esteja na condição de segurado por no mínimo 30 dias.

Também é necessário ser beneficiário de auxílios como:

O Benefício de Prestação Continuada (BPC), por exemplo, não libera o 13°. Isso porque se trata de um salário assistencial e não previdenciário.

APOSENTADORIA INSS 2022: Idade mínima, documentos e REGRAS ATUALIZADAS

Calendário do 13° salário do INSS

O cronograma é organizado com base no rendimento do cidadão e o final do número de NIS.

Benefícios com valor de até um salário mínimo

Benefícios com valor superior ao salário mínimo

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile