Por quanto tempo o PIS/PASEP fica disponível para saque?

O cronograma de pagamentos do PIS/PASEP 2022 já foi concluído. No entanto, muitos trabalhadores não se atentaram às datas para o saque e agora estão na dúvida sobre a possibilidade de ainda receberem o abono salarial. 

Por quanto tempo o PIS/PASEP fica disponível para saque?
Por quanto tempo o PIS/PASEP fica disponível para saque? (Imagem: FDR)

As mais de 560 mil pessoas que não sacaram o PIS/PASEP dentro do prazo não precisam se preocupar, pois o resgate do benefício está autorizado até o dia 29 de dezembro de 2022, penúltimo dia útil do ano. O prazo final é válido tanto para os trabalhadores da iniciativa privada quanto para os servidores públicos.

Para resgatar o PIS/PASEP, o trabalhador precisa constatar o direito ao abono salarial. Sendo assim, é preciso estar de acordo com os seguintes critérios:

Saque duplo do PIS/PASEP é liberado para novos grupos (Como receber o dinheiro?)

Conforme apurado pelo Ministério do Trabalho, mais de 22 milhões de trabalhadores têm direito a receber o PIS/PASEP em 2022. Deste total, 22,2 milhões de trabalhadores irão receber o PIS, que terá um custo total de R$ 17 bilhões. Por outro lado, o PASEP irá contemplar 140 mil funcionários públicos, que serão amparados após uma despesa no valor aproximado de R$ 95 milhões. 

O valor do PIS/PASEP é atualizado todos os anos com base no salário mínimo, assim, define-se as parcelas a serem pagas a cada mês até que seja possível acumular o teto do programa. Neste ano, as quantias liberadas, foram:

É importante destacar que o meio de recebimento do PIS e PASEP são diferentes. Veja os detalhes:

PIS

Pasep

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile