Brasil é o 9º país com a maior taxa de desemprego do mundo; confira o ranking

Projeções feitas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) para 102 países, apontam que o Brasil é o 9º país com a maior taxa de desemprego do mundo. A posição fará parte do ranking da agência de classificação de risco, Austin Rating. 

Brasil é o 9º país com a maior taxa de desemprego do mundo; confira o ranking
Brasil é o 9º país com a maior taxa de desemprego do mundo; confira o ranking. (Imagem: FDR)

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice nacional está em 11,2% para o trimestre encerrado em fevereiro. O estudo ainda determinou uma média global para 2022, de 7,7%. Diante de uma outra taxa, esta de 13,7%, o Brasil também possui o pior número na média de países emergentes, que se concentra em 8,7%.

Se tratando do índice nacional de trabalhadores com base nos membros do G20, o país perde apenas para a África do Sul. Desde o ano de 2016 o desemprego no Brasil supera a casa dos dois dígitos. De acordo com o perfil histórico, a mínima da série foi registrada em 2014 quando o Brasil ficou em 6,9%.

O Brasil encerrou o ano de 2021 com uma taxa média de desemprego entre 13,2%, época em que ocupava a 16ª pior posição, e em 2020 com 13,8% conquistando o 22º lugar entre as nações com os maiores índices de desemprego.

Previsão das 10 maiores taxas de desemprego em 2022

Balanço do desemprego no Brasil

Dados obtidos através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), representam um saldo positivo quanto aos empregos com carteira assinada gerados no Brasil durante o primeiro trimestre de 2022.

Os dados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência. Ao observar os números, nota-se uma diferença de 1.953.071 em contratações contra 1.816.882 em demissões no mês de março.

O resultado compete em menos da metade do saldo de fevereiro, mês em que mais de 329 mil empregos foram ofertados. No acumulado do ano até o mês de março, o saldo é de 615.173 vagas de trabalho formais abertas. No geral, o total de empregos com carteira assinada no país é de 41.293.528.

YouTube video player
Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile